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Abstract(s)
O tema do presente trabalho é a gestão do preço nos serviços e mais especificamente no
sector hoteleiro.
Procedeu-se à análise dos preços de venda das unidades de alojamento de 4 e 5 estrelas
da Madeira, disponíveis ao cliente final, e a forma como são geridos esses preços ao
longo do tempo. Dispondo de diferentes canais de distribuição, procura-se aferir se o
cliente final encontra preços mais vantajosos nos canais de distribuição com menor
intermediação.
A recolha de dados foi efectuada num espaço temporal de 2 meses, junto dos vários
canais, com recurso a uma amostra não probabilística por conveniência, tendo-se
escolhido um agente de viagens de relevância nacional, em Portugal, sítios de reservas
na internet e unidades de alojamento de 4 e 5 estrelas.
As principais conclusões apontam para o facto do preço obtido junto dos sites de
reservas dos hotéis se revelarem os mais vantajosos, sendo num reduzido número de
casos idênticos a um dos sites de reservas de hotéis. O recurso ao agente de viagens
analisado acarreta ao cliente final a incursão num dispêndio monetário superior aos
demais canais de distribuição. A maior intermediação está a implicar maiores preços ao
cliente final. As unidades hoteleiras adoptam estratégias dinâmicas de gestão de preço
uma vez entre as duas recolhas de informação ocorreram oscilações no preço da maioria
dos hotéis. This paper analyzes the management of prices in 4 and 5 stars hotels in Madeira island.
Analyzes the prices available to customer, and how hotels manage these prices over
time. Seeks to measure if the customer finds the most affordable prices in distribution
channels with lower intermediation.
Data collection was carried out in a timeline of two months, with the various channels
through a non-probabilistic sample of convenience, using a Portuguese travel agent,
booking sites on the Internet and of 4 and 5 stars hotels, although they are a universe
without statistical significance.
The price obtained from the hotel reservation sites was the lowest. The travel agent is
considered the highest price of distribution channels. The hotel units adopt dynamic
strategies for managing price. The price varied for most of the hotels, between the two data collection.
Description
Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências Empresariais
