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Dislexia: as perceções dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorAlves, Ana Paula Antunes
dc.contributor.authorPatriani, Fernanda Ferreira
dc.date.accessioned2023-01-20T12:49:13Z
dc.date.available2023-01-20T12:49:13Z
dc.date.issued2023-01-11
dc.description.abstractO presente estudo averiguou as perceções, os conhecimentos e os equívocos acerca da dislexia por parte dos professores de ensino fundamental do município de Santo André, a fim de garantir a identificação e o suporte necessário oferecido em um contexto educacional inclusivo. As inquietações surgiram a partir de questionamentos como: O professor consegue identificar os sinais de transtorno de aprendizagem, em específico a dislexia? O que poderia ser feito para erradicar as lacunas conceituais? Na busca por respostas, optou-se por um estudo empírico, utilizando a metodologia quantitativa, na qual a coleta de dados se deu mediante a aplicação do instrumento de avaliação adaptado para a população brasileira “Knowledge and Beliefs about Developmental Dyslexia Scale (KBDDS)”, de Soriano-Ferrer e Echegaray-Bengoa (2014). O questionário envolveu 67 professores de escolas que atendem ao ensino fundamental I, servidores da rede municipal de Santo André- SP/ /Brasil. O presente estudo foi iniciado por uma pesquisa bibliográfica, com a finalidade de aprofundar conhecimentos e redimensionar o olhar no que diz respeito à temática dislexia. A pesquisa documental foi essencial para conhecer a realidade do contexto estudado, em que se utilizaram documentos como planilhas e e-mails oficiais. Nesse sentido, foi possível ter acesso aos dados relativos à quantidade de crianças diagnosticadas com dislexia. Os resultados indicaram que a compreensão dos professores sobre dislexia varia e há lacunas em seu conhecimento, bem como conceitos errôneos sobre esse tópico. Além disso, as descobertas mostraram que há falta de conhecimento sobre as estratégias e programas de intervenção para alunos com dislexia. Foi possível concluir que os professores da rede de educação não receberam formação continuada sobre dislexia, mas parte deles a buscou por conta própria, visto ser elementar para o trabalho com as crianças com dislexia. Finalmente, esta dissertação faz recomendações relativas à preparação dos professores, bem como dá instruções a pesquisas futuras.pt_PT
dc.description.abstractThis study investigated the knowledge, misconceptions, and lack of information about dyslexia among elementary school teachers in the city of Santo André, to ensure the identification and the necessary support offered within an inclusive educational context. The inquiries emerged based on questions such as: Is the teacher able to identify the signs of learning disorder, specifically dyslexia? What could be done to eradicate conceptual gaps? In the search for answers, we opted for an empirical study, using the quantitative methodology, in which data collection occurred in the application of the assessment instrument adapted for the Brazilian population, "Knowledge and Beliefs about Developmental Dyslexia Scale (KBDDS)", from Soriano-Ferrer & Echegaray-Bengoa, (2014). The questionnaire involved 67 teachers from schools that attend elementary school I, servers of the municipal network of Santo André- SP/ Brazil. The present study started by bibliographic research for the purpose of enhancing knowledge and broadening the view regarding the dyslexia theme. Documentary research was essential to understand the reality of the context studied, in which documents such as spreadsheets and official e-mails were used. Therefore, it was possible to access data on the number of children diagnosed with dyslexia. The results indicated that teachers' understanding of dyslexia differs and there are gaps in their knowledge, as well as some misconceptions about this topic. In addition, the findings showed that there is a lack of knowledge about intervention strategies and programs for students with dyslexia. It was possible to conclude that teachers in the education network did not receive continuing education about dyslexia, but part of them sought it on their own, since it is elementary for working with dyslexic children. Finally, this dissertation makes recommendations concerning the preparation of teachers, as well as directions for future research.pt_PT
dc.identifier.tid203261470
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10284/11495
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectConhecimento dos professorespt_PT
dc.subjectDislexiapt_PT
dc.subjectEnsino fundamentalpt_PT
dc.subjectDyslexiapt_PT
dc.subjectElementary educationpt_PT
dc.subjectTeacher knowledgept_PT
dc.titleDislexia: as perceções dos professores dos anos iniciais do ensino fundamentalpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação: Educação Especial, área de especialização no Domínio Cognitivo e Motorpt_PT

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