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Entre gestos e falas: comunicação entre profissionais/acadêmicos da saúde e gestantes/mães surdas

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Abstract(s)

Estudos noutros países indicam que a comunicação entre profissionais da saúde e surdos tende a ser estabelecida com dificuldade e, na tentativa de saná-la, os profissionais lançam mão de estratégias calcadas na comunicação que lhes é habitual – linguagem verbal. A escrita e a leitura labial não são compreendidas facilmente pelos surdos não oralizados. Uma má comunicação pode levar a problemas no diagnóstico e tratamento e afastar os surdos dos cuidados da saúde. Em Portugal, há um déficit de pesquisas sobre essa temática. A primeira parte, desta tese de doutoramento, é o enquadramento teórico composto por dois capítulos de revisão de literatura. O primeiro, uma revisão sistemática, identificou, as barreiras presentes na comunicação entre profissionais da saúde e surdos. O segundo, uma revisão integrativa, analisou a atenção dada às gestantes surdas pela Psicologia. A segunda parte, empírica, contempla três capítulos. O objetivo do primeiro (capítulo 3) foi identificar o nível de conhecimento e abertura entre profissionais (n=28), professores (n=13) e estudantes (n=15) da saúde para recorrer às alternativas de comunicação com surdos. O segundo (capítulo 4) teve como objetivo identificar a percepção das gestantes/mães surdas (n=19) quanto à comunicação com os/as profissionais da saúde, em Portugal. O terceiro (capítulo 5) averiguou como os/as profissionais (n=28), professores (n=13) e estudantes (n=15) da saúde percebem o processo de comunicação com surdos, nomeadamente em termos de dificuldades e estratégias por eles/as utilizadas para facilitar a comunicação. Esta investigação revelou a existência de barreiras na comunicação (capítulos 1, 4 e 5) tanto na percepção dos/as profissionais/acadêmicos (capítulo 5), quanto das gestantes/mães surdas (capítulo 4). O número reduzido de estudos indicam a necessidade de dar atenção e fornecer orientações em saúde às gestantes/mães surdas, pela Psicologia (capítulo 2) e também por outras áreas da saúde (capítulos 1, 3 e 5). Existe aceitação para o uso de recursos tecnológicos (capítulo 3). Urge o investimento em formação, tanto entre os/as acadêmico/as quanto entre os/as profissionais que atuam no contexto clínico (capítulos 1, 3, 4 e 5) com o propósito de ultrapassar as barreiras e recorrer a estratégias inclusivas e voltadas à cultura Surda.
Studies in several countries indicate that communication between health professionals and deaf people tends to be established with difficulty and, with the purpose to solve this difficulty, professionals use strategies based on the communication that is usual for them - verbal language. So, the writing and lip reading are not easily understood by non-oralized deaf people. Poor communication can lead to problems in diagnosis and treatment and generally drive deaf people away from health care. In Portugal, there is a gap in research on this topic. So that, the first part of this doctoral thesis is a theoretical framework approach, composed of two literature review chapters. The first, a systematic review, identified the barriers present in communication between health professionals and deaf people. The second, an integrative review, analyzed the attention given to Deaf Pregnants by Psychology. The second part, empirical, includes three chapters. The objective of the first (chapter 3) was to identify the level of knowledge and openness among health professionals (n=28), professors (n=13), and students (n=15) to resort to communication alternatives with deaf people. The second (chapter 4) aimed to identify the perception of deaf pregnants/deaf mothers (n=19) regarding communication with health professionals in Portugal. The third (chapter 5) investigated how health professionals (n=28), teachers (n=13), and students (n=15) perceive the process of communication with the deaf, namely in terms of difficulties and strategies for them used to facilitate communication. This investigation revealed the existence of barriers in communication (chapters 1, 4, and 5) both in the perception of professionals and academics (chapter 5) and of deaf pregnant/deaf mothers (chapter 4). The small number of studies indicate the need to give attention to and provide health guidance to deaf pregnants/deaf mothers, by Psychology (chapter 2) and also in other areas of health care (chapters 1, 3, and 5). There is acceptance for the use of technological resources (Chapter 3). Also, there is an urgent need to invest in training, both among academics and among professionals working in the clinical context (chapters 1, 3, 4, and 5) with the purpose of over coming barriers and resorting to inclusive strategies aimed at Deaf culture.
Des études dans d'autres pays indiquent que la communication entre les professionnels de la santé et les sourds a tendance à s'établir avec difficulté et, pour tenter de le résoudre, les professionnels utilisent des stratégies basées sur la communication qui leur est habituelle - le langage verbal. L'écriture et la lecture labiale ne sont pas facilement comprises par les personnes sourdes non oralisées. Une mauvaise communication peut entraîner des problèmes de diagnostic et de traitement et éloigner les personnes sourdes des soins de santé. Au Portugal, il y a un manque de recherche sur ce sujet. La première partie de cette thèse de doctorat est le cadre théorique composé de deux chapitres de revue de littérature. La première, une revue systématique, a identifié les barrières présentes dans la communication entre les professionnels de la santé et les personnes sourdes. La seconde, une revue intégrative, analysait l'attention accordée aux femmes enceintes sourdes par la psychologie. La deuxième partie, empirique, comprend trois chapitres. L'objectif du premier (chapitre 3) était d'identifier le niveau de connaissance et d'ouverture des professionnels de la santé (n=28), des professeurs (n=13) et des étudiants (n=15) à recourir aux alternatives de communication avec les sourds. La seconde (chapitre 4) visait à identifier la perception des femmes enceintes/mères sourdes (n=19) concernant la communication avec les professionnels de santé au Portugal. Le troisième (chapitre 5) a enquêté sur la façon dont les professionnels de la santé (n=28), les enseignants (n=13) et les étudiants (n=15) perçoivent le processus de communication avec les sourds, notamment en termes de difficultés et de stratégies pour eux. utilisé pour faciliter la communication. Cette enquête a révélé l'existence de barrières à la communication (chapitres 1, 4 et 5) tant dans la perception des professionnels/universitaires (chapitre 5) que des femmes enceintes/mères sourdes (chapitre 4). Le petit nombre d'études indique la nécessité d'accorder une attention et de fournir des conseils de santé aux femmes enceintes/mères sourdes, par la psychologie (chapitre 2) et également par d'autres domaines de la santé (chapitres 1, 3 et 5). Il y a acceptation de l'utilisation des ressources technologiques (chapitre 3). Il y a un besoin urgent d'investir dans la formation, tant chez les universitaires que chez les professionnels travaillant dans le contexte clinique (chapitres 1, 3, 4 et 5) dans le but de surmonter les obstacles et de recourir à des stratégies inclusives visant la culture sourde.

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Keywords

Comunicação em saúde Gestantes Mães Surdos Profissionais da saúde Estudantes de ciências da saúde Professores universitários Health communication Pregnant women Mothers Deaf Health personnel Students Health occupations Faculty Communication sur la santé Femmes enceintes Mères Personnel de santé Etudiants des professions de santé Corps enseignant

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