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- As estratégias de relacionamento entre relações-públicas e jornalistas: a perspectiva dos assessores de imprensa portuguesesPublication . Tavares, Eldeíze Sebastiana Arnour; Gaio, SofiaA dissertação que ora se apresenta diz respeito ao mestrado em Ciências da Comunicação, cujo ramo de especialização é o jornalismo. O objetivo principal é expor as principais estratégias dos assessores de imprensa utilizadas para inserir as informações dos assessorados na imprensa portuguesa. Os objetivos secundários envolvem: a contextualização da assessoria de imprensa na visão dos autores, os impactos causados pela comunicação digital na interação com a imprensa e a análise da construção do bom relacionamento com os jornalistas. A pesquisa mista desenvolvida – isto é, utilizando dados qualitativos e quantitativos – avaliou cinco componentes: atuação (contexto da assessoria de imprensa em Portugal), interação (o uso do press release), comportamento (a construção de uma boa relação com os jornalistas), valores (as estratégias de relacionamento) e relação (identificação da natureza do relacionamento). Por meio de um guião de entrevistas, aplicou doze perguntas aos profissionais de relações públicas que atuam nas agências de comunicação associadas à APECOM (Associação Portuguesa das Empresas de Conselho em Comunicação e Relações Públicas). A investigação concluiu que o assessor de imprensa é um cooperante do jornalismo. Ele precisa ter uma visão integrada da comunicação que o capacite a compreender a mensagem do assessorado, a fim de comunicar e identificar o jornalista que trabalha na temática da mensagem; assim como é primordial conhecer e dominar a comunicação digital. A principal estratégia de relacionamento continua a ser o envio de conteúdos noticiosos relevantes aos jornalistas.
- O uso de ultrassons em harmonização orofacial: revisão narrativaPublication . Ben Mahdi, Yacine; Silveira, AugustaO conceito de Harmonização Orofacial relaciona-se com o equilíbrio entre a parte funcional e estética de todo o rosto. É uma forma de otimizar o sorriso do paciente em relação às proporções faciais. O tratamento dentro da competência de harmonização orofacial, realizado com recurso a ultrassonografia, é chamado de Harmonização Orofacial ecoguiada. A Harmonização Orofacial guiada usa ecografias doppler, especialmente durante os procedimentos de preenchimento. Esta ferramenta tornou-se também indispensável para verificar os vasos sanguíneos, a direção e a velocidade de fluxo. A ecografia pode ser usada nas três fases da Harmonização Orofacial: planeamento, execução e acompanhamento pós-operatório. Portanto, pode dizer-se que é fundamental em cada uma das fases mencionadas. Objetivo: Analisar a eficácia e o papel da ultrassonografia no campo da harmonização orofacial. Materiais e métodos: Foi realizada uma revisão bibliográfica procedendo ao levantamento de artigos nas bases de dados PubMed, B-on, Google Scholar, limitando-se principalmente ao período de 2012-2022. As palavras-chaves utilizadas foram: Ultrassons, Harmonização Orofacial, Anatomia Orofacial, Diagnóstico.
- Entre gestos e falas: comunicação entre profissionais/acadêmicos da saúde e gestantes/mães surdasPublication . Maffei, Alexsandra Machado; Meneses, Rute; Teixeira, ZéliaEstudos noutros países indicam que a comunicação entre profissionais da saúde e surdos tende a ser estabelecida com dificuldade e, na tentativa de saná-la, os profissionais lançam mão de estratégias calcadas na comunicação que lhes é habitual – linguagem verbal. A escrita e a leitura labial não são compreendidas facilmente pelos surdos não oralizados. Uma má comunicação pode levar a problemas no diagnóstico e tratamento e afastar os surdos dos cuidados da saúde. Em Portugal, há um déficit de pesquisas sobre essa temática. A primeira parte, desta tese de doutoramento, é o enquadramento teórico composto por dois capítulos de revisão de literatura. O primeiro, uma revisão sistemática, identificou, as barreiras presentes na comunicação entre profissionais da saúde e surdos. O segundo, uma revisão integrativa, analisou a atenção dada às gestantes surdas pela Psicologia. A segunda parte, empírica, contempla três capítulos. O objetivo do primeiro (capítulo 3) foi identificar o nível de conhecimento e abertura entre profissionais (n=28), professores (n=13) e estudantes (n=15) da saúde para recorrer às alternativas de comunicação com surdos. O segundo (capítulo 4) teve como objetivo identificar a percepção das gestantes/mães surdas (n=19) quanto à comunicação com os/as profissionais da saúde, em Portugal. O terceiro (capítulo 5) averiguou como os/as profissionais (n=28), professores (n=13) e estudantes (n=15) da saúde percebem o processo de comunicação com surdos, nomeadamente em termos de dificuldades e estratégias por eles/as utilizadas para facilitar a comunicação. Esta investigação revelou a existência de barreiras na comunicação (capítulos 1, 4 e 5) tanto na percepção dos/as profissionais/acadêmicos (capítulo 5), quanto das gestantes/mães surdas (capítulo 4). O número reduzido de estudos indicam a necessidade de dar atenção e fornecer orientações em saúde às gestantes/mães surdas, pela Psicologia (capítulo 2) e também por outras áreas da saúde (capítulos 1, 3 e 5). Existe aceitação para o uso de recursos tecnológicos (capítulo 3). Urge o investimento em formação, tanto entre os/as acadêmico/as quanto entre os/as profissionais que atuam no contexto clínico (capítulos 1, 3, 4 e 5) com o propósito de ultrapassar as barreiras e recorrer a estratégias inclusivas e voltadas à cultura Surda.