Publication
Os desafios da gestão da educação ambiental no âmbito do ensino formal em Miranda Do Norte – Maranhão – Brasil, a partir da unidade de educação básica Francisco Carneiro De Sousa
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Silva, Raquel | |
dc.contributor.author | Martins, Valmira Carneiro | |
dc.date.accessioned | 2018-12-03T16:42:21Z | |
dc.date.available | 2018-12-03T16:42:21Z | |
dc.date.issued | 2018-11-30 | |
dc.description.abstract | No limiar do século XXI, fica nítida que a interação entre o ser humano e meio ambiente já não é mais a mesma de tempos atrás, e ultrapassa uma questão primordial, que é a sua própria sobrevivência. Historicamente, o homem no intuito de atender suas necessidades básicas foi criando uma relação desarmônica e desequilibrada com a natureza, sem se dá conta que ele é parte integrante da mesma. Fica evidente a necessidade de estudos e pesquisas que visem sensibilizar o ser humano a agir de forma mais harmônica, responsável e consciente para com o meio ambiente, para que este se mantenha equilibrado para as presentes e futuras gerações. Atualmente o Brasil já tem uma política voltada para a Educação Ambiental formalizada para todas as escolas, em todos os níveis e instâncias. Isto é, que vem desde a Educação Infantil até a formação superior, de instituições públicas e particulares. A Política Nacional de Educação Ambiental, instituída pela Lei 9.795/99, que dispõe sobre a educação ambiental e dá outras providências. Como objetivo deste estudo, pretende-se entender as principais dificuldades encontradas pelos professores, em inserir a temática ambiental no cotidiano da escola, bem como alertá-los da importância de sua utilização enquanto componente curricular da educação formal, o que irá possibilitar o desenvolvimento dos educandos de forma a atuar com uma postura crítica e construtiva. A pesquisa foi realizada através de questionários com questões abertas e fechadas, as quais buscaram o entendimento dos profissionais da escola U. E. B. Francisco Carneiro de Sousa acerca da temática Educação Ambiental. Com a análise dos dados, podemos perceber que em sua maioria, os participantes possuem conhecimento sobre a questão ambiental como uma necessidade em sala de aula, sendo que alguns afirmam trabalhar esse conteúdo, mas, no entanto, ainda existem aqueles que afirmam não conseguir realizar essa atividade dentro do currículo escolar. Faz-se necessário então, a intervenção por parte do poder público responsável pelo fomento das atividades escolares, uma postura que assegure aos profissionais não apenas desta escola, mas de todo o município uma formação adequada para a execução da legislação vigente. A proposta de intervenção deste trabalho busca exatamente uma sensibilização dos profissionais, para então haver uma conscientização dos mesmo sobre a legislação e então ser oferecido uma formação adequada propondo uma abordagem pedagógica a ser utilizada em sala de aula. | pt_PT |
dc.description.abstract | At the threshold of the twenty-first century, it is clear that the interaction between the human being and the environment is no longer the same as before, and goes beyond a primordial question, which is its own survival. Historically, man in order to meet his basic needs has created a disharmonious and unbalanced relationship with nature, without realizing that it is an integral part of it. It is evident the need for studies and research to sensitize the human being to act in a more harmonic, responsible and conscious way with the environment, so that it remains balanced for present and future generations. Currently Brazil already has a policy focused on environmental education formalized for all schools, at all levels and levels. That is, that comes from the Infantile Education until the superior formation, of public and private institutions. The National Environmental Education Policy, instituted by Law 9.795 / 99, which provides for environmental education and other measures. The objective of this study is to understand the main difficulties encountered by teachers in inserting the environmental theme in the daily life of the school, as well as to alert them to the importance of its use as a curricular component of formal education, which will enable the development of the students in order to act with a critical and constructive attitude. The research was carried out through questionnaires with open and closed questions, which sought the understanding of the professionals of the U. E. B. Francisco Carneiro de Sousa School on the theme Environmental Education. With data analysis, we can see that the majority of participants have knowledge about the environmental issue as a necessity in the classroom, some claim to work on this content, but there are still those who say they can not do this activity within the school curriculum. It is necessary then, the intervention by the public power responsible for the promotion of school activities, a position that assures the professionals not only of this school, but of all the municipality adequate training for the execution of the current legislation. The proposal of intervention of this work seeks exactly an awareness of the professionals, so that there is an awareness of them about the legislation and then be offered adequate training proposing a pedagogical approach to be used in the classroom. | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10284/7072 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Educação ambiental | pt_PT |
dc.subject | Componente curricular | pt_PT |
dc.subject | Sensibilização | pt_PT |
dc.subject | Formação | pt_PT |
dc.subject | Environmental education | pt_PT |
dc.subject | Curricular component | pt_PT |
dc.subject | Sensitization | pt_PT |
dc.subject | Training | pt_PT |
dc.title | Os desafios da gestão da educação ambiental no âmbito do ensino formal em Miranda Do Norte – Maranhão – Brasil, a partir da unidade de educação básica Francisco Carneiro De Sousa | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Docência e Gestão da Educação, especialização em Administração Escolar e Administração Educacional | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- DM_Valmira Carneiro Martins.pdf
- Size:
- 1.39 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
- Description:
- DM_Valmira Carneiro Martins
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.71 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: