Repository logo
 
Publication

O otimismo e a autoeficácia dos professores do 2º e 3º ciclos face aos alunos com perturbações do domínio cognitivo: um estudo no distrito de Leiria

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorCoelho, Fátima
dc.contributor.authorChainho, Marieta de Sousa
dc.date.accessioned2025-01-30T10:19:59Z
dc.date.available2025-01-30T10:19:59Z
dc.date.issued2025-01-23
dc.description.abstractA Educação Inclusiva assenta os seus principais princípios no direito à educação, direito definido na Declaração Universal dos Direitos do Homem na convenção dos Direitos da Criança e, posteriormente, ratificada na convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência. Pretende-se que a educação seja um direito de todos e para todos e não apenas uma miragem refletida em documentos, pretende-se passar da ideologia à ação e colocar em prática os pressupostos de uma escola verdadeiramente inclusiva. Neste sentido, os alunos com necessidades especiais carecem de uma maior atenção e disponibilidade, por parte dos vários agentes educativos, para que possam usufruir de uma escola verdadeiramente inclusiva. Baseado na literatura existente, definiu-se para este estudo como objetivo geral compreender a relação existente entre otimismo e a autoeficácia do professor e se efetivamente impactam a referenciação de alunos com necessidades especiais para as equipas de educação especial. Este estudo foi implementado no distrito de Leiria, com professores do 2º e 3º ciclos do ensino básico. Foram inquiridos 40 professores. Os dados foram recolhidos através de duas escalas: uma de otimismo e outra de autoeficácia. Concluiu-se que os professores mais otimistas e autoeficazes referenciam menos alunos para as equipas de educação especial e que se sentem capazes de motivar os seus alunos para as tarefas escolares, mesmo as mais complexas.pt_PT
dc.description.abstractThe main principles of Inclusive Education are based on the right to education, a fundamental right defined in the Universal Declaration of the Human Rights, in the Child’s Rights Convention, and later ratified in the Convention on Rights of Persons with Disabilities. Education is intended to be a right for every human being, and not just a mere bureaucratic promise. Beyond ideology, action needs to be taken in order to effectively deploy the principles of Inclusive Education. Thus, students with special needs require further attention and commitment from all the educational agents. Only in this manner they will be able to benefit from a truly inclusive educational environment. Based on the existing literature, this research aims to understand the relationship between teachers’ optimism and self-efficacy and whether they have an impact when students are identified as having special needs and then referred to Special Education. This research was implemented in the Leiria region, among lower secondary education level teachers. Forty teachers were inquired. The data collection instruments used in this research included two scales: a scale for Optimism and a scale for Self-Efficacy. In this research, it was concluded that the most optimistic and self-efficient teachers refer fewer students to Special Education, and feel more empowered to motivate students to their assignments, even to the most complex tasks.pt_PT
dc.identifier.tid203852621
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10284/13499
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectOtimismopt_PT
dc.subjectPerturbação do domínio cognitivopt_PT
dc.subjectNEEpt_PT
dc.subjectAutoeficáciapt_PT
dc.subjectOptimismpt_PT
dc.subjectImpairment in the cognitive domainpt_PT
dc.subjectSEMpt_PT
dc.subjectSelf-efficacypt_PT
dc.titleO otimismo e a autoeficácia dos professores do 2º e 3º ciclos face aos alunos com perturbações do domínio cognitivo: um estudo no distrito de Leiriapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação: Educação Especial, área de especialização no Domínio Cognitivo e Motorpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DM_25381.pdf
Size:
2.32 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
Dissertação_de_mestrado_25381
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: