Publication
O otimismo e a autoeficácia dos professores do 2º e 3º ciclos face aos alunos com perturbações do domínio cognitivo: um estudo no distrito de Leiria
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Coelho, Fátima | |
dc.contributor.author | Chainho, Marieta de Sousa | |
dc.date.accessioned | 2025-01-30T10:19:59Z | |
dc.date.available | 2025-01-30T10:19:59Z | |
dc.date.issued | 2025-01-23 | |
dc.description.abstract | A Educação Inclusiva assenta os seus principais princípios no direito à educação, direito definido na Declaração Universal dos Direitos do Homem na convenção dos Direitos da Criança e, posteriormente, ratificada na convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência. Pretende-se que a educação seja um direito de todos e para todos e não apenas uma miragem refletida em documentos, pretende-se passar da ideologia à ação e colocar em prática os pressupostos de uma escola verdadeiramente inclusiva. Neste sentido, os alunos com necessidades especiais carecem de uma maior atenção e disponibilidade, por parte dos vários agentes educativos, para que possam usufruir de uma escola verdadeiramente inclusiva. Baseado na literatura existente, definiu-se para este estudo como objetivo geral compreender a relação existente entre otimismo e a autoeficácia do professor e se efetivamente impactam a referenciação de alunos com necessidades especiais para as equipas de educação especial. Este estudo foi implementado no distrito de Leiria, com professores do 2º e 3º ciclos do ensino básico. Foram inquiridos 40 professores. Os dados foram recolhidos através de duas escalas: uma de otimismo e outra de autoeficácia. Concluiu-se que os professores mais otimistas e autoeficazes referenciam menos alunos para as equipas de educação especial e que se sentem capazes de motivar os seus alunos para as tarefas escolares, mesmo as mais complexas. | pt_PT |
dc.description.abstract | The main principles of Inclusive Education are based on the right to education, a fundamental right defined in the Universal Declaration of the Human Rights, in the Child’s Rights Convention, and later ratified in the Convention on Rights of Persons with Disabilities. Education is intended to be a right for every human being, and not just a mere bureaucratic promise. Beyond ideology, action needs to be taken in order to effectively deploy the principles of Inclusive Education. Thus, students with special needs require further attention and commitment from all the educational agents. Only in this manner they will be able to benefit from a truly inclusive educational environment. Based on the existing literature, this research aims to understand the relationship between teachers’ optimism and self-efficacy and whether they have an impact when students are identified as having special needs and then referred to Special Education. This research was implemented in the Leiria region, among lower secondary education level teachers. Forty teachers were inquired. The data collection instruments used in this research included two scales: a scale for Optimism and a scale for Self-Efficacy. In this research, it was concluded that the most optimistic and self-efficient teachers refer fewer students to Special Education, and feel more empowered to motivate students to their assignments, even to the most complex tasks. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203852621 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10284/13499 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Otimismo | pt_PT |
dc.subject | Perturbação do domínio cognitivo | pt_PT |
dc.subject | NEE | pt_PT |
dc.subject | Autoeficácia | pt_PT |
dc.subject | Optimism | pt_PT |
dc.subject | Impairment in the cognitive domain | pt_PT |
dc.subject | SEM | pt_PT |
dc.subject | Self-efficacy | pt_PT |
dc.title | O otimismo e a autoeficácia dos professores do 2º e 3º ciclos face aos alunos com perturbações do domínio cognitivo: um estudo no distrito de Leiria | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Ciências da Educação: Educação Especial, área de especialização no Domínio Cognitivo e Motor | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- DM_25381.pdf
- Size:
- 2.32 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
- Description:
- Dissertação_de_mestrado_25381
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.71 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: