Repository logo
 
Publication

Impacto dos jogos digitais na memória de curto prazo dos estudantes universitários

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologia
dc.contributor.advisorBarata, Nuno
dc.contributor.authorOliveira, Lara Pinto
dc.date.accessioned2025-09-29T11:09:55Z
dc.date.available2025-09-29T11:09:55Z
dc.date.issued2025-09-15
dc.description.abstractO presente estudo tem como objetivo perceber o impacto dos jogos digitais na memória de curto prazo dos estudantes universitários. Com o aumento da presença dos jogos digitais no quotidiano dos jovens adultos, tornou-se pertinente perceber de que forma é que essa exposição influência as capacidades cognitivas, como a memória. Além disso, tentou-se compreender se existem diferenças desse impacto entre os géneros masculino e feminino. Este estudo foi devidamente aprovado pela Comissão de Ética da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Fernando Pessoa, assegurando a conformidade com as normas éticas e científicas da investigação académica. O estudo foi realizado no âmbito de um projeto de investigação mais alargado, coordenado pelo Professor Doutor Nuno Cravo Barata na Universidade Fernando Pessoa. Todas estas fases de pesquisa foram conduzidas num ambiente laboratorial controlado, garantindo a validade e fiabilidade dos resultados recolhidos. Os participantes foram distribuídos por dois grupos, um composto pelo género masculino e o outro pelo género feminino, consoante o grau do uso dos jogos digitais, e avaliados pelas tarefas de memória de curto prazo baseadas nos subtestes de Span de Dígitos Direto, Span de Dígitos Indireto e Span Verbal. Posteriormente, os resultados obtidos serão comparados e relacionados estatisticamente entre ambos os grupos (género masculino e feminino) relativamente à memória de curto prazo. A amostra é composta por 80 estudantes universitários, com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos (M= 20,50; DP= 2.01), dos quais 48.8% (N= 39) são do género masculino e 51.2% (N= 41) do género feminino. Os dados recolhidos dos questionários foram organizados e analisados através do IBM© SPSS® Statistics vs. 29.0 (IBM Corp. released 2022, Armonk, NY, USA: IBM Corp.). Os resultados deste estudo demonstram que as estudantes de género feminino apresentaram, de forma geral, um desempenho cognitivo maior do que o género masculino, mais concretamente no estímulo de Span de Dígitos Direto, na qual a diferença foi estatisticamente significativa (p =0,001). Verificou-se também que os participantes que respondiam mais rápido obtinham bons resultados nos testes de memória. No futuro, este estudo contribui para um melhor entendimento do impacto dos jogos digitais nas funções cognitivas, nomeadamente a memória de curto prazo, sublinhando ao mesmo tempo a complexidade desta relação e a necessidade de abordagens multidimensionais na investigação científica contemporânea.por
dc.description.abstractThe present study aims to understand the impact of digital games on the short-term memory of university students. With the increasing presence of digital games in the daily lives of young adults, it has become pertinent to understand how this exposure influences cognitive abilities, such as memory. In addition, we sought to understand whether there are differences in this impact between males and females. This study was duly approved by the Ethics Committee of the Faculty of Human and Social Sciences of Fernando Pessoa University, ensuring compliance with the ethical and scientific standards of academic research. The study was conducted as part of a broader research project coordinated by Professor Nuno Cravo Barata at Fernando Pessoa University. All these research phases were conducted in a controlled laboratory environment, ensuring the validity and reliability of the results collected. The participants were divided into two groups, one composed of males and the other of females, depending on their level of digital game use, and assessed by short-term memory tasks based on the Direct Digit Span, Indirect Digit Span, and Verbal Span subtests. Subsequently, the results obtained will be compared and statistically related between both groups (male and female) in relation to short-term memory. The sample consists of 80 university students, aged between 18 and 30 (M= 20.50; SD= 2.01), of whom 48.8% (N= 39) are male and 51.2% (N= 41) are female. The data collected from the questionnaires were organized and analyzed using IBM© SPSS® Statistics vs. 29.0 (IBM Corp. released 2022, Armonk, NY, USA: IBM Corp.). The results of this study show that female students generally performed better cognitively than male students, specifically in the Direct Digit Span stimulus, where the difference was statistically significant (p = 0.001). It was also found that participants who responded faster obtained good results in memory tests. In the future, this study contributes to a better understanding of the impact of digital games on cognitive functions, namely short-term memory, while emphasizing the complexity of this relationship and the need for multidimensional approaches in contemporary scientific research.eng
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10284/14613
dc.language.isopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
dc.subjectMemória de curto prazo
dc.subjectEstudantes universitários
dc.subjectJogos digitais
dc.subjectSpan verbal
dc.subjectSpan de dígito direto
dc.subjectSpan de dígito indireto
dc.subjectShort-term memory
dc.subjectUniversity students
dc.subjectDigital games
dc.subjectVerbal span
dc.subjectDirect digit span
dc.subjectIndirect digit span
dc.titleImpacto dos jogos digitais na memória de curto prazo dos estudantes universitáriospor
dc.title.alternativeThe impact of digital games on university students short-term memoryeng
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia Clínica e da Saúde

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DM_41434.pdf
Size:
931.18 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
Dissertação de mestrado_41434
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
4.03 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: