Publication
E-literacia em saúde em jovens adultos
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Psicologia | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Silva, Isabel | |
dc.contributor.author | Morais, Ana Rita Ferreira | |
dc.date.accessioned | 2018-02-07T16:24:31Z | |
dc.date.available | 2018-02-07T16:24:31Z | |
dc.date.issued | 2018-02-06 | |
dc.description.abstract | A internet assume-se como uma fonte primordial nos contextos de informação de saúde, tornando-se numa das fontes mais utilizadas pelos jovens. A e-Literacia em Saúde é a capacidade que o indivíduo tem em pesquisar, encontrar, avaliar, integrar e aplicar quanto à resolução de questões de saúde. A presente tese pretendeu sintetizar o conhecimento actual sobre a e-Literacia em Saúde em jovens adultos, apresentando-se uma revisão sistemática da literatura, sobre a e-Literacia em Saúde em jovens adultos e um estudo empírico que teve como objetivo descrever o nível de e-Literacia em Saúde em jovens adultos Portugueses. Em ambos verificou-se que apesar do uso frequente das novas tecnologias os jovens têm um nível baixo de e-Literacia em Saúde. Na revisão sistemática da literatura verificou-se que quanto maior é a acessibilidade à internet melhor é a e- Literacia em saúde e a percepção de saúde. No estudo empírico constatou-se que existe uma associação entre a e-Literacia em Saúde Total e a percepção de saúde, ou seja, quanto maior é a e-Literacia em Saúde melhor é a percepção de saúde. Verificou-se ainda que quanto maior é a idade menor é a e-Literacia em Saúde. Em termos gerais, os resultados sugerem, assim, a necessidade de planeamento de programas de promoção da e-Literacia em Saúde, que deverão prestar particular atenção à e-Literacia Comunicacional. | pt_PT |
dc.description.abstract | The Internet is a major source in health information contexts, becoming one of the most used sources for young people. E-Literacy in Health is the capacity that the individual has in researching, finding, evaluating, integrating and applying regarding the resolution of health issues. This thesis aimed to synthesize the current knowledge about e-Literacy in Health in young adults, presenting a systematic review of the literature on e-Literacy in Health in young adults and an empirical study that aimed to describe the level of e- Literacy in Health in young Portuguese adults. In both, it was verified that despite the frequent use of new technologies, young people have a low level of e-Literacy in Health. In the systematic review of the literature it was verified that the greater the accessibility to the internet the better the e-Literacy in health and the perception of health. In the empirical study it was found that there is an association between e-Literacy in General Health and the perception of health, that is, the greater the e-Literacy in Health the better is the perception of health. It was also verified that the older the age, the less e-Literacy in Health. In general terms, the results suggest, therefore, the need for planning of programs to promote e-Literacy in Health, which should pay particular attention to the e- Communication Literacy. | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10284/6434 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Literacia | pt_PT |
dc.subject | Saúde | pt_PT |
dc.subject | Jovens | pt_PT |
dc.subject | Internet | pt_PT |
dc.subject | Literacy | pt_PT |
dc.subject | Health | pt_PT |
dc.subject | Young | pt_PT |
dc.subject | Internet | pt_PT |
dc.title | E-literacia em saúde em jovens adultos | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | closedAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde | pt_PT |