Repository logo
 
Publication

Relações entre pais e pares e o uso de tecnologias pelas crianças e adolescentes

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
dc.contributor.advisorCosta, Ana
dc.contributor.authorCarvalho, Jessica Maria Monteiro
dc.date.accessioned2020-07-16T14:08:58Z
dc.date.available2022-07-15T00:30:17Z
dc.date.issued2020-03-26
dc.description.abstractO desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) trouxeram inúmeras mudanças na vida quotidiana dos sujeitos, sendo que o uso das mesmas pode ser realizado diariamente e em qualquer contexto. Os jovens são especialmente atraídos pelas novas tecnologias e há uma maior necessidade de atender ao tempo despendido nas mesmas para evitar várias consequências negativas como o défice relacional com as figuras importantes nas suas vidas. Os pais e os pares são as principais figuras de vinculação e de aprendizagem para as crianças e adolescentes, sendo os principais modelos e figuras representativas na vida dos mesmos, participando no desenvolvimento e adequação de diversas competências desenvolvimentais. Desta importância relacional e atendendo aos dados que nos indicam o crescente e elevado uso das tecnologias pelos mais novos, este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de conhecer o uso que as crianças e os adolescentes fazem das TIC e verificar se existe relação entre o número de horas despendido nas mesmas em tempo de aulas, fins-de-semana e férias, e a relação com a mãe e pai e os pares. Na investigação participaram 140 sujeitos com idades entre os 10 e os 15 anos, pertencentes a uma escola do grande Porto. A recolha de dados foi efetuada pelo preenchimento de três questionários: Questionário Sociodemográfico (QSD); Inventário de Uso de Tecnologias (IUT); e Inventário de Vinculação aos Pais e Pares (IPPA) versão adaptada do original de Armsden e Greenberg (1987). Os resultados sugerem que quantas mais horas as crianças e adolescentes passam nas TIC menor a confiança com a mãe, menor a comunicação com a mãe e o pai e maior alienação com a mãe e o pai, todos estes em período de férias. Relativamente aos pares, quantas mais horas de utilização das mesmas, maior a alienação em períodos de aulas e férias. Paralelamente, os resultados indicam que quanto às subescalas do IUT e as dimensões do IPPA: maior a Vida online, menor a Confiança e menor a Comunicação mãe, pai e pares e maior a Alienação mãe, pai e pares; maior a Supervisão parental e relações interpessoais, maior a Confiança mãe, maior a Comunicação mãe e pai e menor a Alienação mãe; mais Tempo e utilização, menor a Confiança e menor a Comunicação mãe, pai e pares e maior Alienação mãe e pai; por último, mais Exposição à internet, maior a Alienação mãe.pt_PT
dc.description.abstractThe development of Information and Communication Technologies (ICT) brought numerous changes in the daily lives of individuals, and their use can be performed daily and in any context. Young people are especially attracted to new technologies and there is a greater need to attend the time spent on them to avoid various negative consequences such as the relational deficit with the important figures in their lives. Parents and peers are the main attachment and learning figures for children and adolescents, being the main models and representative figures in their lives, participating in the development and adaptation of various developmental skills. Given this relational importance and given the data that indicate the growing and high use of technologies by the younger, this work was developed with the objective of knowing the use that children and adolescents make of ICT and to verify if there is a relationship between the number of hours spent on school time, weekends and vacations, and the relationship with mother and father and peers. One hundred and forty individuals participated in this investigation aged 10 to 15 years, belonging to a school in Greater Porto. Data collection was performed by completing three questionnaires: Sociodemographic Questionnaire (SQ); Technology Use Inventory (TUI); and Inventory of Parent and Peer Attachment (IPPA) adapted version of the original by Armsden and Greenberg (1987). The results suggest that the more hours children and adolescents spend in ICT, the lower their confidence with their mother, the less their communication with their mother and father, and the greater their alienation with their mother and father, all during vacation time. For peers, the more hours they use, the greater the divestiture during school and vacation periods. At the same time, the results indicate that regarding the TUI subscales and the IPPA dimensions: greater Online life, lower Trust and lower Communication mother, father and peers and higher Alienation mother, father and peers; greater Parental supervision and interpersonal relationships, greater Trust mother, greater Communication mother and father and lower Alienation mother; more Time and utilization, less Confidence and less Communication mother, father and peers and greater Alienation mother and father; Lastly, the more Exposure to the internet, the higher the Alienation mother.pt_PT
dc.identifier.tid202723178
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10284/8750
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectTecnologias de informação e comunicaçãopt_PT
dc.subjectCrianças e adolescentespt_PT
dc.subjectVinculaçãopt_PT
dc.subjectPais e parespt_PT
dc.subjectInformation and communication technologiespt_PT
dc.subjectChildren and adolescentspt_PT
dc.subjectAttachmentpt_PT
dc.subjectParents and peerspt_PT
dc.titleRelações entre pais e pares e o uso de tecnologias pelas crianças e adolescentespt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia Clínica e da Saúdept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DM_31270.pdf
Size:
1.28 MB
Format:
Adobe Portable Document Format