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A conciliação entre a vida profissional das mães e a dedicação a seus filhos com incapacidade intelectual

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Abstract(s)

Quando nasce uma criança com deficiência, é necessária a (re)idealização do filho para que os pais possam lidar com as suas limitações e atender às suas dúvidas, resultando em uma adaptação parental adequada ao filho real. Ao longo dos séculos, as mulheres foram estimuladas e ensinadas a cuidar de um bebê e da família. Durante muito tempo o papel feminino era ser a base da família em relação à parte da funcionalidade da casa e na educação dos filhos. Este estudo tem como principal objetivo: compreender os processos e desafios enfrentados pelas mães de crianças com incapacidade intelectual que necessitam de cuidados especiais, e como conciliam as suas atuações profissionais com a dedicação aos seus filhos. Pretendemos também perceber a importância da aceitação e inclusão das mães e dos seus filhos com necessidades especiais perante a sociedade. O motivo para a escolha desse tema é a compreensão de como as mães se envolvem no processo de reabilitação dos seus filhos, como enfrentam as fragilidades apresentadas durante as suas vivências, como desenvolvem as suas lutas diárias e como fazem o desenvolvimento de práticas que possibilitem uma melhor qualidade nas relações. Para tanto, realizar-se-á uma pesquisa qualitativa descritiva com a utilização de entrevistas semiestruturadas. Participarão deste estudo 6 mães de filhos com incapacidade intelectual que possuem vida profissional ativa. Os dados coletados serão analisados e discutidos com base na literatura atual da área pertinente ao assunto abordado. Pretende-se, assim, trazer à luz as vivências e desafios enfrentados e a possibilidade de despertar um olhar mais atento da sociedade e das políticas públicas sobre esta problemática.
When a child with a disability is born, the (re)idealization of the child is necessary so that the parents can deal with their limitations and respond to their doubts, resulting in an adequate parental adaptation to the real child. Over the centuries, women have been stimulated and taught how to take care of a baby and the family. For a long time, the female role was to be the basis of the family in relation to the functionality of the house and the education of children. This study's main objective is to: understand the processes and challenges faced by mothers of children with intellectual disabilities who require care special needs, and how they reconcile their professional activities with their dedication to their children. We also intend to understand the importance of acceptance and inclusion of mothers and their children with special needs in society. The reason for choosing this theme is to understand how mothers get involved in the rehabilitation process of their children, how they face the weaknesses presented during their experiences, how they develop their daily struggles and how they develop practices that enable a better quality in relationships. To this end, descriptive qualitative research will be carried out using semi-structured interviews. Approximately 10 (ten) mothers of children with intellectual disabilities who have an active professional life will participate in this study. The data collected will be analyzed and discussed based on current literature in the area relevant to the subject addressed. The aim is, therefore, to bring to light the experiences and challenges faced and the possibility of awakening a closer look at society and public policies on this issue.

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Deficiência Maternidade Vida profissional Disability Maternity Professional life

Pedagogical Context

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