Repository logo
 
Publication

Disortografia: das concepções de professores e gestores às práticas pedagógicas e medidas educativas

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorGomes, Inês
dc.contributor.authorPonçadilha, Jaila do Carmo Neves
dc.date.accessioned2016-09-26T10:23:00Z
dc.date.available2016-09-26T10:23:00Z
dc.date.issued2016-07-27
dc.description.abstractÉ significativo o número de alunos brasileiros que apresentam, em maior ou menor grau, problemas relacionados com a escrita, independentemente do seu ano de escolaridade ou formação. Dentro das salas de aulas essa é uma realidade que todos nós conhecemos. E por conhecer essa realidade é que reconhecemos que isto influencia de uma forma negativa a formação de nossos estudantes. Na verdade, se estas dificuldades não forem detetadas atempadamente, os custos serão enormes, quer em termos pessoais quer em termos sociais, já que essas dificuldades tendem a se manter na vida adulta. O papel do professor assume-se, deste modo, fundamental na identificação precoce destes casos e na adequação do processo de ensino-aprendizagem na senda do sucesso escolar. No entanto, não raras vezes o seu trabalho é dificultado ou pelo desconhecimento da problemática em questão ou pela falta de uma política educativa que, a nível dos gestores escolares, permita potenciar a sua atividade de docente. É neste contexto que surge o presente trabalho que tem por objetivo analisar as conceções e as práticas pedagógicas na área da disortografia. Para tanto, abordaremos o conceito de disortografia e suas implicações na leitura e escrita, com ênfase no último aspecto, já que a dificuldade se dá justamente na grafia. No sentido de melhor compreender a realidade de algumas escolas do ensino fundamental e médio do Brasil, foi conduzido um estudo exploratório, com recurso à técnica do questionário, tendo sido inquiridos 31 professores e 11 gestores de escolas públicas e privadas. Os resultados evidenciaram, entre outros aspetos, algum desconhecimento sobre disortografia bem como algumas divergências entre estes dois agentes educativos quanto às características desta perturbação e quanto às melhores estratégias e medidas educativas para crianças com este diagnóstico. Com base nestes resultados é proposto um esboço de um programa de intervenção junto da comunidade educativa.pt_PT
dc.description.abstractA significant number of Brazilian students who have a greater or lesser extent, problems related to writing, regardless of their years of schooling or training. Inside the classrooms this is a reality that we all know. And know this reality is that we recognize that this influence in a negative way, the formation of our students. In fact, if these problems are not detected in advance, the costs will be enormous, both in personal terms and in social terms, since these difficulties tend to remain in adulthood. The teacher's role is assumed, therefore, important in the early identification of these cases and the appropriateness of the teaching-learning process on the path to school success. However, often, their work is hindered or the ignorance of the problem in question or the lack of an educational policy at the level of school managers, allow enhance their teaching activity. It is in this context that comes the present work aims to analyse the conceptions and pedagogical practices in the area of dysorthography. Therefore, we discuss the concept of dysorthography and its implications for reading and writing, with emphasis on the latter, since the difficulty is precisely in spelling. In order to better understand the reality of some schools of elementary and secondary education in Brazil, an exploratory study was conducted with questionnaire technique to use, having been interviewed 31 teachers and 11 managers from public and private schools. The results showed, among other things, a lack of knowledge about dysorthography as well as some differences between these two educational agents about the characteristics of this disorder and on the best strategies and educational measures for children with this diagnosis. Based on these results we propose an outline of an intervention program within the educational community.pt_PT
dc.identifier.tid202447049
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10284/5529
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectDisortografiapt_PT
dc.subjectMedidas educativaspt_PT
dc.subjectProfessorpt_PT
dc.subjectGestor escolarpt_PT
dc.subjectDysorthographypt_PT
dc.subjectEducative measurespt_PT
dc.subjectTeacherpt_PT
dc.subjectSchool managerpt_PT
dc.titleDisortografia: das concepções de professores e gestores às práticas pedagógicas e medidas educativaspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Docência e Gestão da Educação, especialização em Administração Escolar e Administração Educacionalpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DM_Jaila Ponçadilha.pdf
Size:
898.19 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: