Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.71 MB | Adobe PDF |
Abstract(s)
No Brasil, por longos anos, apesar do sistema educacional envidar esforços para
transformar a comprometida qualidade dos livros didáticos, essas ações têm sido pouco
eficazes. Nesse contexto, esta pesquisa apresenta o seguinte problema: Como ocorre a
participação na gestão educacional com os livros didáticos de Ciências, no ensino
fundamental? Como objetivo geral, busca-se analisar a relação existente entre a gestão
educacional brasileira, no nível do Ministério de Educação no Programa Nacional do
Livro Didático e o livro texto de Ciências no ensino fundamental, com a finalidade de
contribuir com subsídios para a transformação do quadro que ora se apresenta e maior
participação da sociedade no processo de gestão educacional.
O universo pesquisado abrange o Ministério de Educação e trinta escolas municipais, do
ensino fundamental, da Secretaria de Educação da Cidade do Recife, estado de
Pernambuco, região Nordeste do Brasil, em 2004 e 2010. No total, a população
participante constitui-se de trinta gestores, sessenta professores de Ciências e
quinhentos estudantes. Para o levantamento dos dados, trabalha-se com questionários e
documentos, os quais são tratados numa abordagem qualitativa, sem desprezar os
aspectos quantitativos, norteada pela análise de conteúdo, voltada à questão da
participação.
Conclui-se que a referida participação ocorre entre especialistas nas esferas hierárquicas
superiores à escola e, timidamente, no seu interior. Essa participação necessita ser compreendida como processo de conquista contínuo, no qual o ator escolar precisa se
comprometer, mesmo em situações desfavoráveis. Situações como as encontradas
cadenciam ou excluem ações participativas com os livros e têm afastado determinados
membros da comunidade escolar, tais como educandos, pais ou responsáveis e até
mesmo profissionais da educação, como professores e diretores de escolas. Dessa
forma, contrariam os objetivos educacionais e sociais. In Brazil, for long years, despite the educational system has tried hard to change the
poor quality in educational books, these measures have been to no avail. In this context,
this research brings out the following issue: How does the participation occur in the
educational management with science educational books in the elementary and high
school teaching? The main purpose is to try to analyze the connection between the
Brazilian educational management, as to the level of the Ministry of Education in the
National Program of the Educational Books and the science text book in the elementary
and high school teaching, aiming to contribute with tools to transform this current
scenario and have more effective participation of the society in the process of
educational management.
The field of study encompasses the Ministry of Education and thirty municipal schools,
in the elementary grade, of the Secretariat of Education of Recife, in Pernambuco,
northeastern area of Brazil, in 2004 and 2010. As a total, the population taking part
consists of thirty managers, sixty science teachers and five hundred students. To collect
data, documents and questionnaires are used, in which those analyzed using a
qualitative approach, but also are considering the quantitative aspects, focusing on the
analysis of the content, targeting the matter of participation.
It can be concluded that the so-called participation takes place between specialists in
hierarchical levels superior to school and, slightly, within it. This participation needs to be seen as a continuous process of conquest, in which the school actor must be
involved, even in adverse situations. Such situations have slowed down or excluded
participatory actions with the books and have kept certain members of the school
community away, like students, parents or those in charge and even professionals from
the educational field, such as teachers and school principals. Thus, they go against the
educational and social purposes.
Description
Tese apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Doutor em Ciências Sociais, especialização em Sociologia Educacional.
Keywords
Participação Gestão educacional Livro didático Educação Ciências Participation Educational management Educational book