Repository logo
 
Publication

Bullies e status social entre grupos de pares

dc.contributor.advisorMartins, José Soares
dc.contributor.authorSilva, Hugo António Novais da
dc.date.accessioned2023-12-06T11:14:46Z
dc.date.available2023-12-06T11:14:46Z
dc.date.issued2014
dc.descriptionProjeto de Graduação apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Licenciado em Criminologiapt_PT
dc.description.abstractO presente projeto final incide na temática do bullying, concretamente, nos bullies e na avaliação do seu status sociométrico. O bullying em contexto escolar é um fenómeno amplamente estudado que se encontra presente nas escolas com uma frequência e incidência alarmantes, o que desperta atenção e preocupação de toda a comunidade escolar e estudiosos. A importância e pertinência da investigação que propomos realizar auxilia-se em três fatores de destaque: a elevada prevalência do bullying em contexto escolar, a universalidade do fenómeno e as implicações biopsicossociais resultantes da experiência de bullying para os envolvidos, sejam estes os pares, vítimas, bullies, quer para o clima escolar e para a comunidade em geral. Na escola, a agressividade (e, por associação, o bullying) bem adaptada e legitimada é aquela utilizada como forma de obtenção e manutenção de uma posição elevada na hierarquia social dos grupos. O presente estudo focaliza os bullies, como perpetuadores continuados de bullying, sendo que o seu objetivo é analisar como os bullies se posicionam na hierarquia social, em termos de popularidade percecionada e de preferência social avaliada pelos pares. Para tal, numa amostra constituída pelos alunos da Escola E. B. 2, 3 da Maia, serão identificados os sujeitos praticantes de bullying (bullies) e avaliado o seu status sociométrico, discriminando a popularidade percecionada e a preferência social para cada um deles, bem como os diferentes tipos de status: popular, controverso, rejeitado, negligenciado e intermédio, recorrendo a medidas sociométricas.pt_PT
dc.description.abstractThe present final project concerns the theme of bullying, specifically bullies and sociometric status evaluation. School bullying is a phenomenon widely studied and is present in schools displaying alarming frequencies and incidence which arouse attention and preoccupation among school community and investigators. The importance and pertinence of the proposed investigation are supported by three major factors: the high prevalence of bullying, the universality of this phenomenon and its biopsycosocial implications as a result of bullying experience among peers, victims and bullies, as well to school environment and the general community. At school well-adjusted and legitimized aggression (and bullying) is the one used to obtain and maintain a high position in the social group hierarchy. The present study focuses on bullies as continuous agents of bullying and its goal is to analyse how bullies are positioned on the social hierarchy, in terms of perceived popularity and social preference when evaluated by their peers. On a sample constituted by five to nine-grade students of a school localized in Maia we will identify bullies and measure their sociometric status, discriminating perceived popularity and social preference as well as the different types of status: popular, controversial, rejected, neglected and average resorting to sociometric measures.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10284/12512
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisher[s.n.]pt_PT
dc.subjectBullyingpt_PT
dc.subjectBulliespt_PT
dc.subjectAgressãopt_PT
dc.subjectStatus socialpt_PT
dc.subjectPopularidade percecionadapt_PT
dc.subjectPreferência socialpt_PT
dc.subjectAggressionpt_PT
dc.subjectSocial statuspt_PT
dc.subjectPerceived popularitypt_PT
dc.subjectSocial preferencept_PT
dc.titleBullies e status social entre grupos de parespt_PT
dc.typebachelor thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsclosedAccesspt_PT
rcaap.typebachelorThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
PG_26049.pdf
Size:
499.19 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
26049
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: