Publication
Bullies e status social entre grupos de pares
dc.contributor.advisor | Martins, José Soares | |
dc.contributor.author | Silva, Hugo António Novais da | |
dc.date.accessioned | 2023-12-06T11:14:46Z | |
dc.date.available | 2023-12-06T11:14:46Z | |
dc.date.issued | 2014 | |
dc.description | Projeto de Graduação apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Licenciado em Criminologia | pt_PT |
dc.description.abstract | O presente projeto final incide na temática do bullying, concretamente, nos bullies e na avaliação do seu status sociométrico. O bullying em contexto escolar é um fenómeno amplamente estudado que se encontra presente nas escolas com uma frequência e incidência alarmantes, o que desperta atenção e preocupação de toda a comunidade escolar e estudiosos. A importância e pertinência da investigação que propomos realizar auxilia-se em três fatores de destaque: a elevada prevalência do bullying em contexto escolar, a universalidade do fenómeno e as implicações biopsicossociais resultantes da experiência de bullying para os envolvidos, sejam estes os pares, vítimas, bullies, quer para o clima escolar e para a comunidade em geral. Na escola, a agressividade (e, por associação, o bullying) bem adaptada e legitimada é aquela utilizada como forma de obtenção e manutenção de uma posição elevada na hierarquia social dos grupos. O presente estudo focaliza os bullies, como perpetuadores continuados de bullying, sendo que o seu objetivo é analisar como os bullies se posicionam na hierarquia social, em termos de popularidade percecionada e de preferência social avaliada pelos pares. Para tal, numa amostra constituída pelos alunos da Escola E. B. 2, 3 da Maia, serão identificados os sujeitos praticantes de bullying (bullies) e avaliado o seu status sociométrico, discriminando a popularidade percecionada e a preferência social para cada um deles, bem como os diferentes tipos de status: popular, controverso, rejeitado, negligenciado e intermédio, recorrendo a medidas sociométricas. | pt_PT |
dc.description.abstract | The present final project concerns the theme of bullying, specifically bullies and sociometric status evaluation. School bullying is a phenomenon widely studied and is present in schools displaying alarming frequencies and incidence which arouse attention and preoccupation among school community and investigators. The importance and pertinence of the proposed investigation are supported by three major factors: the high prevalence of bullying, the universality of this phenomenon and its biopsycosocial implications as a result of bullying experience among peers, victims and bullies, as well to school environment and the general community. At school well-adjusted and legitimized aggression (and bullying) is the one used to obtain and maintain a high position in the social group hierarchy. The present study focuses on bullies as continuous agents of bullying and its goal is to analyse how bullies are positioned on the social hierarchy, in terms of perceived popularity and social preference when evaluated by their peers. On a sample constituted by five to nine-grade students of a school localized in Maia we will identify bullies and measure their sociometric status, discriminating perceived popularity and social preference as well as the different types of status: popular, controversial, rejected, neglected and average resorting to sociometric measures. | pt_PT |
dc.description.version | N/A | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10284/12512 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | [s.n.] | pt_PT |
dc.subject | Bullying | pt_PT |
dc.subject | Bullies | pt_PT |
dc.subject | Agressão | pt_PT |
dc.subject | Status social | pt_PT |
dc.subject | Popularidade percecionada | pt_PT |
dc.subject | Preferência social | pt_PT |
dc.subject | Aggression | pt_PT |
dc.subject | Social status | pt_PT |
dc.subject | Perceived popularity | pt_PT |
dc.subject | Social preference | pt_PT |
dc.title | Bullies e status social entre grupos de pares | pt_PT |
dc.type | bachelor thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | closedAccess | pt_PT |
rcaap.type | bachelorThesis | pt_PT |