Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Caracterização química e antioxidante do tomate português (Lycopersicon esculentum Mill.) de cultura biológica e convencional: importância dos sistemas agrícolas no seu valor nutricional

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Tomate_Egitania_AFVinha_2010.pdf1.17 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

O principal objectivo deste estudo foi o de avaliar e caracterizar o perfil químico e o teor de compostos antioxidantes do tomate português cv. Redondo, cultivado por técnicas agrícolas diferentes (biológica e convencional). Atendendo ao impacto que a dieta mediterrânica tem na saúde pública, também foi estudado, por análise sensorial, o grau de aceitação e diferenciação organoléctica do fruto, produzido em diferentes sistemas agrícolas. Os tomates foram analisados, in natura, como inteiros, sem pele e sem semente. As amostras foram avaliadas quimicamente quanto à actividade de água, humidade, sólidos solúveis totais, pH, cor, teor de ácido ascórbico, teor de fenólicos totais e de licopeno. Para a análise estatística dos resultados, utilizou-se a análise univariada (ANOVA), teste de Tukey e o de t-Stdudent, adoptando-se um nível de significância 167 de 5%. Dos resultados obtidos verificou-se que os teores de compostos fenólicos e ácido ascórbico são superiores no tomate biológico (p<0,05), não existindo significância no teor de licopeno. De uma forma geral, o tipo de preparação doméstica (inteiro, sem pele, sem semente) influencia o valor nutricional do fruto, sendo o tomate inteiro o que apresenta maior valor de compostos bioactivos (p<0,05). O tomate biológico assumiu um papel preferencial na análise sensorial, evidenciando-se a importância dos produtos biológicos na promoção da saúde pública em geral.

Description

Keywords

Lycopersicon esculentum Mill. Alimentos biológicos Ácido ascórbico Fenóis totais Licopeno

Citation

Vinha, A.F., Coutinho, F., Soares, M.O., Santos, A., Almeida-Dias, A. 2010. Caracterização química e antioxidante do tomate Português (Lycopersicon esculentum Mill.) de cultura biológica e convencional: importância dos sistemas agrícolas no seu valor nutricional. Egitania Sciencia, 6, 167-181.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico da Guarda

CC License