Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

O impacto do uso de máscara na qualidade vocal dos professores das Faculdades da UFP e da ESS-FP

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
PG_37184.pdfPG_37184950.11 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

O uso de máscara tem vindo a prejudicar a qualidade vocal dos professores, particularmente, dos professores universitários, durante e após o ensino presencial em salas de aula e/ou auditórios. No entanto, ainda existe pouca literatura acerca deste tema em Portugal. Deste modo, foi realizado um questionário como instrumento de recolha de dados, com o objetivo de determinar o conhecimento dos professores das Faculdades da Universidade Fernando Pessoa e da Escola Superior de Saúde Fernando Pessoa relativamente ao impacto do uso de máscara na qualidade vocal. A amostra é constituída por 68 professores, com idade superior a 18 anos, falantes de qualquer idioma e que lecionaram no período de setembro de 2020 a janeiro de 2021. As idades dos inquiridos estão compreendidas entre os 26 e os 79 anos, sendo a maioria das respostas dadas por pessoas do sexo feminino. Uma vez que não existiam respostas corretas e erradas, foi possível realizar uma análise dos comportamentos adotados pelos professores dentro e fora do contexto de sala de aula, bem como dos sintomas apresentados pelos mesmos no decorrer e no final das aulas. De acordo com os dados da análise descritiva, existem discrepâncias relativamente às respostas dadas pelos professores durante o uso de máscara no ensino presencial e no que diz respeito à autoperceção da qualidade vocal após o ensino presencial. Através de uma análise inferencial, foi possível observar que existem diferenças estatisticamente significativas no uso de máscara no ensino presencial e na autoperceção da qualidade vocal após o ensino presencial entre o sexo feminino e masculino.
The use of mask has been damaging teachers’ voice quality, particularly, university professors, during and after face-to-face teaching in classrooms and/or auditoriums. Nonetheless, there’s still little literature about this matter in Portugal. Thus, it was carried out a questionnaire as a data collection instrument in order to determine the knowledge of professors from the colleges of Universidade Fernando Pessoa and Escola Superior de Saúde Fernando Pessoa regarding the impact of using mask in voice quality. The sample consists of 68 teachers, aged over 18 years old, speakers of any language and who taught in the period of september 2020 to january 2021. The ages of the respondents are between 26 and 79 years old, being the majority of answers given by female people. Since there were no correct and wrong answers, it was possible to carry out an analysis of the behaviors adopted by teachers inside and outside the classroom context, as well as the symptoms presented by them during and in the end of classes. According to the descriptive analysis data, there are discrepancies regarding the responses given by the teachers during the use of mask in face-to-face teaching and with regard to self-perception of voice quality after face-toface teaching. Through an inferential analysis, it was possible to observe that there are statistically significant differences in the use of mask in face-to-face teaching and in the self-perception of voice quality after face-to-face teaching between the female and male sex.

Description

Projeto de Graduação apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Licenciada em Terapêutica da Fala

Keywords

Professores universitários Qualidade vocal Uso de máscara facial Covid-19 Perturbações vocais University teachers Voice quality Use of facial mask Voice disorders

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

[s.n.]

CC License