Publication
A perceção dos professores do 1º ciclo sobre a aprendizagem cooperativa
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Coelho, Fátima | |
dc.contributor.author | Timóteo, Maria Manuela Mendonça Freitas | |
dc.date.accessioned | 2017-07-14T14:55:25Z | |
dc.date.available | 2019-07-13T00:30:10Z | |
dc.date.issued | 2017-07-13 | |
dc.description.abstract | Ao longo da pesquisa realizada para este trabalho, constatou-se que há muitos estudos que comprovam que a aprendizagem cooperativa assegura a aquisição e o desenvolvimento de competências cognitivas e sociais nos alunos, mas esta metodologia de ensino-aprendizagem está pouco divulgada por entre a comunidade docente e a sua aplicação é muito diminuta. Assim, as práticas pedagógicas utilizadas pelos professores deveriam privilegiar a aprendizagem cooperativa, pois os alunos aprendem a trabalhar em equipa, melhoram as relações interpessoais, ganham autonomia e desenvolvem várias competências, promovendo uma educação para a cidadania. Este projeto tem como objetivo conhecer as opiniões dos professores do 1º Ciclo do Ensino Básico em relação à aprendizagem cooperativa. Pretende-se saber se a aprendizagem cooperativa, utilizada na sala de aula, facilita o processo de ensino-aprendizagem e permite o desenvolvimento de competências cognitivas e sociais nos alunos. Também se procura compreender se os professores estão interessados em mudar as suas atitudes e dinâmicas de sala de aula. Foram inquiridos 66 professores do 1º Ciclo do Ensino Básico, através de um inquérito por questionário. Concluiu-se que os inquiridos reconhecem a importância da aprendizagem cooperativa no processo de ensino-aprendizagem e no desenvolvimento de competências cognitivas e sociais nos alunos. Consideram ainda que é importante a adoção de novas práticas na escola e que a formação permitiria melhorar essas práticas. Admitem que o professor precisa de mudar as suas atitudes e dinâmicas de sala de aula e estão interessados em aplicar esta metodologia nas suas aulas. Com base no levantamento efetuado, foi elaborada uma proposta de Projeto de Intervenção. | pt_PT |
dc.description.abstract | Through research done to this work, it has been found out that there are a lot of studies that prove that cooperative learning assures the acquisition and development of cognitive and social competences on students. However, this methodology in the teaching / learning process is not really spread among teachers and its use is almost non-existent. Thus, the teaching practices used by teachers should favour cooperative learning, since students learn team work, improve interpersonal relationships, become autonomous and develop several competences, promoting citizenship education. This project aims to get to know the primary teachers’ opinions on cooperative learning. The goal is to know whether cooperative methods used in the classroom, facilitate the teaching / learning process and enable the development of cognitive and social competences on students. Furthermore, it is also an intention to know if teachers are willing to change their attitudes and dynamics in the classroom. Sixty-six primary teachers were inquired through a questionnaire. It has been concluded that the survey respondents recognise the importance of cooperative learning in the teaching / learning process and in the development of cognitive and social competences on students. They also think it is important to adopt new practices at school and that training would enable the improvement of those practices. They admit the teacher needs to change his / her attitudes and dynamics in the classroom and are interested in using this method in their lessons. Based on the observed, a proposal has been prepared for an Intervention Plan. | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10284/6043 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem cooperativa | pt_PT |
dc.subject | Trabalho em grupo | pt_PT |
dc.subject | Cooperação | pt_PT |
dc.subject | Alunos | pt_PT |
dc.subject | Cooperative learning | pt_PT |
dc.subject | Group work | pt_PT |
dc.subject | Cooperation | pt_PT |
dc.subject | Students | pt_PT |
dc.subject | Teachers | pt_PT |
dc.title | A perceção dos professores do 1º ciclo sobre a aprendizagem cooperativa | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Docência e Gestão da Educação, especialização em Educação e Comportamento | pt_PT |