Browsing by Issue Date, starting with "2017-07-13"
Now showing 1 - 10 of 20
Results Per Page
Sort Options
- Comportamento organizacional: proposta de um questionário para estudo do impacto dos incentivos comunitários às empresas. O caso das microempresasPublication . Biltes, Nuno; Gouveia, Luis Borges
- A intervenção de docentes do 1º e 2º ciclos do ensino básico e de educação especial na inclusão de alunos com perturbações do espetro do autismo em contexto escolarPublication . Vasconcelos, Ana Maria Poço; Madeira, LeocádiaO presente estudo pretende analisar de que forma a intervenção de docentes do 1º e 2º ciclos do Ensino Básico e de Educação Especial promovem a inclusão de alunos com Perturbações do Espetro do Autismo, em contexto escolar, nomeadamente, nos Agrupamentos de Escolas de Valença, Paredes de Coura, Vila Nova de Cerveira e Santa Maria Maior. A metodologia utilizada neste estudo foi quantitativa, com recurso à aplicação de inquéritos por questionários a docentes do 1º e 2º ciclos do Ensino Básico e a docentes de Educação Especial, a lecionarem em Agrupamentos do distrito de Viana do Castelo, nomeadamente, os Agrupamentos de Escolas de Valença, Paredes de Coura, Vila Nova de Cerveira e Santa Maria Maior. O inquérito foi aplicado aos docentes cujas turmas integram alunos com Perturbações do Espetro do Autismo, ou que, ao longo da sua docência trabalharam com estes alunos. Os resultados permitem verificar que os dois grupos de docentes aceitam a inclusão, embora, os docentes do 1º e 2º ciclos afirmem que é difícil organizar a sala de aula e existe uma necessidade obrigatória de alterar as atividades normais da aula em função destes alunos, concordando com o apoio que os docentes de Educação Especial lhes proporcionam. As dificuldades dos docentes do 1º e 2º ciclos recaem sobretudo na comunicação e no comportamento dos alunos com PEA e mais de metade dos docentes assume não utilizar qualquer modelo de intervenção. Os docentes de Educação Especial demonstram ser mais favoráveis, quer à aceitação destes alunos, quer à utilização de métodos/estratégias e modelos de intervenção, no entanto, sentem também uma grande dificuldade no comportamento de ambos.
- Parestesia em cirurgia de exodontia de terceiros molares inferiores: revisão de literaturaPublication . Fontinhas, Adelaide Regina Maso de Andrade; Arcanjo, AlexandraParestesia é um distúrbio causado por uma lesão no tecido nervoso, é uma condição localizada de insensibilização da região inervada pelo nervo em questão. Seu principal sintoma é a ausência de sensibilidade na região afetada, mas em estágios mais evoluídos da parestesia o paciente poderá relatar sensibilidade alterada ao frio, calor e dor, sensação de dormência, formigamento, “fisgada” e coceira. Os nervos mais acometidos por esta injúria são o nervo alveolar inferior e nervo lingual, por conta de sua proximidade com os terceiros molares inferiores, que quando de sua remoção pode ocorrer lesão destes nervos.
- A perceção dos professores do 1º ciclo sobre a aprendizagem cooperativaPublication . Timóteo, Maria Manuela Mendonça Freitas; Coelho, FátimaAo longo da pesquisa realizada para este trabalho, constatou-se que há muitos estudos que comprovam que a aprendizagem cooperativa assegura a aquisição e o desenvolvimento de competências cognitivas e sociais nos alunos, mas esta metodologia de ensino-aprendizagem está pouco divulgada por entre a comunidade docente e a sua aplicação é muito diminuta. Assim, as práticas pedagógicas utilizadas pelos professores deveriam privilegiar a aprendizagem cooperativa, pois os alunos aprendem a trabalhar em equipa, melhoram as relações interpessoais, ganham autonomia e desenvolvem várias competências, promovendo uma educação para a cidadania. Este projeto tem como objetivo conhecer as opiniões dos professores do 1º Ciclo do Ensino Básico em relação à aprendizagem cooperativa. Pretende-se saber se a aprendizagem cooperativa, utilizada na sala de aula, facilita o processo de ensino-aprendizagem e permite o desenvolvimento de competências cognitivas e sociais nos alunos. Também se procura compreender se os professores estão interessados em mudar as suas atitudes e dinâmicas de sala de aula. Foram inquiridos 66 professores do 1º Ciclo do Ensino Básico, através de um inquérito por questionário. Concluiu-se que os inquiridos reconhecem a importância da aprendizagem cooperativa no processo de ensino-aprendizagem e no desenvolvimento de competências cognitivas e sociais nos alunos. Consideram ainda que é importante a adoção de novas práticas na escola e que a formação permitiria melhorar essas práticas. Admitem que o professor precisa de mudar as suas atitudes e dinâmicas de sala de aula e estão interessados em aplicar esta metodologia nas suas aulas. Com base no levantamento efetuado, foi elaborada uma proposta de Projeto de Intervenção.
- Comportamento da cárie dentária em crianças menores de 12 anos entre população portuguesa e cubanaPublication . Celaya Pérez, Marcos René; Rodrigues, Rita; Manso, M. ConceiçãoObjetivo: Avaliar a prevalência da cárie dentária numa amostra de crianças em idade escolar (1º e 2° ciclo) com menos de 12 anos numa população portuguesa. Este trabalho permitirá ainda determinar quais os conhecimentos e hábitos de saúde oral deste grupo de crianças e posteriormente comparar com a população cubana já anteriormente estudada. Materiais e Métodos: Estudo observacional e transversal, realizado numa amostra de conveniência de 91 crianças, com idades compreendidas entre 6-12 anos, que frequentam duas escolas básicas do ensino público do distrito do Porto. Estas foram submetidas a um questionário simples. Resultados: Prevalência de cárie dentária de 70,3%. A principal causa incide na forma e frequência de escovagem dentária, onde 5,5% do total da amostra escova os dentes corretamente, embora 89% escove os dentes com a frequência certa, apenas 6,6% escova de forma correta. O consumo de alimentos açucarados entre as refeições ocorrem em 41,8% da amostra estudada. Relativamente aos hábitos deletérios, uso do aparelho ortodôntico e ao surgimento da doença periodontal a prevalência é de 17,6%, 6,6% e 14,3% respetivamente. Na restauração defeituosa, num total de 64 crianças que já tiveram cárie dentária, 42,2% apresentam restaurações imperfeitas, verificando-se que existe relação significativa entre estas duas variáveis (p <0,001). Conclusões: Em ambas as amostras existe uma alta prevalência de cárie dentária: na portuguesa provocada pela escovagem incorreta e na cubana pela ingestão de alimentos açucarados entre as refeições. Considera-se, assim, que é fundamental estabelecer medidas preventivas e educativas para minimizar a incidência da lesão.
- A atração dos consumidores para o comércio tradicional num contexto digital: requisitos e expetativasPublication . Cordeiro, Inácio; Gouveia, Luis Borges
- Etiologia dos defeitos de desenvolvimento de esmaltePublication . Soares, Artur Martins Queiroz; Silva, Cátia CarvalhoO esmalte dentário é o tecido mais mineralizado do organismo. Quando ocorrem distúrbios no momento da formação dentária podem daí resultar defeitos nesta estrutura. Estes defeitos, designados defeitos do desenvolvimento do esmalte, mediante o tipo de afetação deste tecido, podem ser quantitativos ou qualitativos. Para a realização deste trabalho de revisão foram pesquisados artigos científicos nos motores de pesquisa: Pubmed e Scielo. As palavras-chave utilizadas foram: dental enamel, enamel defects, developmental defects of the enamel, enamel development, etiology e primary dentition, isoladamente ou em combinação articuladas com o marcador booleano “AND”. No total foram utilizados 64 artigos. Como se pode constatar na literatura, existe uma grande variedade de fatores que estão relacionados com os defeitos de desenvolvimento do esmalte, bem como com as diferentes prevalências associadas a cada um deles. Apesar de ser um tema sobre o qual ainda residem muitas dúvidas quanto aos seus fatores etiológicos, percebe-se o impacto que estas anomalias apresentam e as suas repercussões na saúde geral e qualidade de vida dos pacientes. Com a realização deste trabalho de revisão, constata-se a importância que o conhecimento dos fatores etiológicos destes defeitos representa para o odontopediatra, no sentido de permitir a implementação das terapêuticas mais adequadas para a monitorização destas lesões mediante um diagnóstico exato destas anomalias dentárias.
- Proposta de uma abordagem para a (re)qualificação dinâmica do capital intelectualPublication . Ramada, Óscar; Gouveia, Luis Borges
- A Gestão Escolar sob a ótica dos pais: um estudo de casoPublication . Santos, Neiva Minati dos; Madeira, LeocádiaEste projeto de investigação é fruto de pesquisa sobre a opinião dos pais sobre a gestão escolar. Traz à luz, estudos acerca das concepções de gestão escolar, gestão democrática e implicações nas funções do gestor escolar como líder e suas competências na promoção de um ambiente democrático e participativo no processo educativo. O objetivo desta pesquisa é verificar como os pais percebem a acolhida e o diálogo com o gestor escolar bem como o nível de satisfação na busca de soluções aos problemas que surgem no cotidiano escolar. Por quais razões são chamados para ir à escola e por quais motivos vão espontaneamente. Saber qual deve ser na opinião dos pais, a preocupação primeira do gestor escolar numa gestão escolar ideal e se na prática cumpre com este ideal. Esta investigação realizada em escola pública estadual do Estado de Santa Catarina, tendo a opção pela metodologia quantitativa com a utilização de questionário entregue aos pais. O resultado da pesquisa possibilita que se faça uma reflexão acerca do papel do gestor escolar e a própria dinâmica da gestão escolar, e através de sua liderança influenciar os rumos do processo educativo com afinco e competência no sentido de promover a participação dos pais, cujo vínculo é imprescindível na construção de um caminho em que ambos são parceiros ativos e responsáveis.
- Cirurgia endodôntica e retro-obturaçãoPublication . Ferreira, Telmo Amadeu Lopes; Vasconcelos, NatáliaA Cirurgia Endodôntica é uma terapêutica usada quando o tratamento endodôntico convencional falha, permitindo a preservação das estruturas dentárias. Existem vários tipos de cirurgia apical como a curetagem apical, apicectomia e a obturação retrógrada. O uso de microscópio e ultra-sons revolucionaram a Cirurgia Endodôntica, sendo actualmente previsível no tratamento de dentes sintomáticos. Assim, a cirurgia é realizada com maior precisão e predictibilidade. Com a evolução das técnicas cirúrgicas, os procedimentos têm-se também tornado cada vez menos invasivos. Ao longo do tempo, vários materiais dentários foram equacionados para serem usados como material retro-obturador. Estes têm que ser biocompatíveis, providenciar bom selamento apical e evidenciar capacidade de regeneração. Hoje em dia, o MTA é considerado o melhor material para esse fim.