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Advisor(s)
Abstract(s)
A temática central deste trabalho é a comunicação política realizada em âmbito
governamental. O desenvolvimento da pesquisa se deu por meio de um estudo transnacional, por meio da identificação e posterior análise de algumas estratégias de comunicação de governo adotadas no Brasil, no mandato do Presidente Luís Inácio Lula
da Silva e em Portugal, no mandato do Primeiro-Ministro José Sócrates.
Verifica-se que a maioria dos estudos que envolvem o entrelaçamento entre comunicação e política salientam as análises que contemplam a cobertura midiática, as
estratégias de marketing político e eleitoral, o comportamento do eleitor, construção da imagem pública, entre outros. No tocante ao sub-tema comunicação governamental é possível perceber que a maioria dos estudos ocupam lugar no campo das Relações Públicas. Esta, por sua vez, preocupa-se com o tema comunicação de governo muito mais pela lógica da comunicação organizacional, pouco valorizando questões problemáticas concernentes à política.
Embora utilize dois países, esta pesquisa não tem como finalidade comparar a
comunicação governamental no Brasil e em Portugal, mas tão-somente verificar um
ponto de destaque para a análise em cada uma dessas realidades. Para traçar um caminho de pesquisa, em um primeiro momento, o estudo procurou compreender as diversas abordagens existentes nos temas que compõe o campo da comunicação política, trazendo à baila conceitos sobre comunicação política e governamental, jornalismo político e marketing político. Ao mesmo tempo fez referência aos sistemas midiáticos brasileiro e português, de forma a valorizar uma reflexão crítica sobre os mesmos, já que a mídia pode ser considerada como importante ator na disputa política.
Para o desenvolvimento da pesquisa empírica realizou-se entrevistas com profissionais
das equipes de comunicação de governo, no Brasil e em Portugal e na análise de alguns
documentos e matérias jornalísticas. As informações recolhidas foram sistematizadas
em categorias, com o objetivo de filtrar as questões mais pertinentes ao trabalho.
O estudo demonstrou o quanto a comunicação política governamental é condicionada
pelos sistemas de político e midiático. No Brasil existe um forte aparato estrutural, com forte tradição na propaganda, enquanto em Portugal versa-se pela simplificação, por
meio das informações de governo mediadas pela imprensa e sem o uso sistemático das
ações de propaganda.
Description
Dissertação apresentada à Universidade
Fernando Pessoa como parte integrante
dos requisitos para obtenção do grau de
mestre em Ciências da Comunicação,
com especialização em Marketing e
Comunicação Estratégica.
Keywords
Comunicação política Estratégias de comunicação Governo Lula Governo José Sócrates