Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Influência do envolvimento parental sobre a autorrealização desportiva de praticantes de futebol com idades compreendidas entre os 9 e os 13 anos

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DM_36872.pdf3.66 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

A presente investigação pretende compreender se os mecanismos de envolvimento parental (encorajamento, reforço, instrução e modelagem) influenciam o desenvolvimento de variáveis psicológicas (autoeficácia, motivação intrínseca, autorregulação e autoeficácia social) associadas à autorrealização infanto-juvenil, de acordo com o Modelo do Envolvimento Parental (Teques & Serpa, 2009, adaptado de Hoover-Dempsey & Sandler, 2005). Participaram neste estudo 180 indivíduos, entre eles, 90 atletas praticantes de futebol de um clube do distrito do Porto, do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 9 e os 13 anos (M = 11, 28; Dp = 1, 35) e 90 encarregados de educação com idades compreendidas entre 33 e os 58 anos (M = 42, 83; Dp = 4, 56). Aplicou-se uma bateria de instrumentos, a saber: o questionário aos pais e o questionário ao jovem atleta, inseridos no Projeto do Envolvimento Parental, traduzidos para a realidade portuguesa por Teques (2009); e o Questionário de Comportamentos Parentais no Desporto (Gomes, 2016) versão para atletas – avaliação do pai e avaliação da mãe, e versão para pais – modalidades masculinas. Os resultados sugerem que os comportamentos parentais de encorajamento, reforço, instrução e modelagem, bem como a perceção dos jovens atletas sobre os comportamentos de envolvimento dos pais estão correlacionados com as variáveis psicológicas (autoeficácia, motivação intrínseca, autorregulação e autoeficácia social) dos jovens atletas, ou seja, os mecanismos de envolvimento parental influenciam o desenvolvimento das variáveis psicológicas nos atletas. Por fim, os resultados demonstram ainda que apenas existem diferenças estatisticamente significativas na modelagem parental em função do nível socioeconómico.
This investigation aims to understand whether the mechanisms of parental involvement (encouragement, reinforcement, education and modeling) influence the development of psychological variables (self-efficacy, intrinsic motivation, self-regulation and social self-efficacy) associated with child-juvenile self-realization, according to the Parental Involvement Model (Teques & Serpa, 2009, adapted from Hoover-Dempsey & Sandler, 2005). The study included 180 individuals, including 90 soccer athletes from a club in the district of Porto, male, aged between 9 and 13 years (M = 11, 28; SD = 1, 35) and 90 parents aged between 33 and 58 years (M = 42,83; SD = 4, 56). A battery of instruments was applied, namely: the questionnaire to parents and the questionnaire to the young athlete, inserted in the Parental Involvement Project, translated into portuguese reality by Teques (2009); and the Questionnaire of Parental Behaviors in Sport (Gomes, 2016) version for athletes - evaluation of the father and evaluation of the mother, and version for parents - male modalities. The results suggest that the parental behaviors of encouragement, reinforcement, education and modeling, as well as the perception of young athletes about the behaviors of parental involvement are correlated with the psychological variables (self-efficacy, intrinsic motivation, self-regulation and social self-efficacy) of young athletes, that is, the mechanisms of parental involvement influence the development of psychological variables in athletes. The results also show that there are only statistically significant differences in parental modeling according to the socio-economic level.

Description

Keywords

Praticantes de futebol Envolvimento parental Autorrealização desportiva Soccer players Parental involvement Sports self-realization

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License