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Promoção do autoconhecimento e desenvolvimento pessoal: estudo piloto da eficácia de uma intervenção psicológica positiva em grupo online

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
dc.contributor.advisorFonte, Carla
dc.contributor.authorMoreira, Mafalda da Costa
dc.date.accessioned2023-08-18T13:34:15Z
dc.date.embargo2025-07-10
dc.date.issued2023-07-10
dc.description.abstractAs intervenções psicológicas positivas das quais surgem as intervenções baseadas nas forças de caráter propostas por Peterson e Seligman (2004) têm vindo a ser destacadas como competências potenciadoras dos recursos internos dos indivíduos e um ingrediente que promove o autoconhecimento e o desenvolvimento pessoal. Neste enquadramento, a presente investigação tem como objetivo avaliar o impacto e eficácia de um programa de intervenção em grupo online, de 5 semanas, baseado nas forças de caráter na promoção do autoconhecimento e desenvolvimento pessoal, numa amostra não clínica de jovens adultos. Um total de 20 estudantes universitários do sexo feminino voluntariam-se para participar no estudo. Os participantes foram distribuídos aleatoriamente para o grupo de comparação (n=10) e grupo de intervenção (n=10) compostos apenas por mulheres, com uma média de idades de 21 anos (DP=1.054) e (DP=1.491) respetivamente. A avaliação do programa foi realizada online em dois momentos (pré e pós-intervenção), adotando diferentes instrumentos: Escala Continuum de Saúde Mental (MHC-SF), Escala de Autoestima de Rosenberg (EAR) e a Escala de Ansiedade, Depressão e Stress (EADS-21). Ainda, como forma de avaliar a perceção dos participantes acerca desta intervenção foi aplicado um Questionário de Avaliação Global do curso. Os resultados obtidos na investigação sugerem a validade do programa, não só quantitativamente como qualitativamente, apresentando um aumento do nível de bem-estar social e da autoestima, bem como uma diminuição da sintomatologia depressiva. A aplicação deste programa em contexto de intervenção em grupo, parece ter tido um impacto no desenvolvimento positivo dos participantes, sugerindo a eficácia deste tipo de intervenções. Em futuras investigações sugere-se a aplicação deste tipo de programas numa amostra de maiores dimensões (dos vários géneros) e ainda que o processo de amostragem seja concretizado de forma aleatória. Em síntese, este estudo pretende contribuir para o avanço das investigações em intervenções psicológicas positivas em formato online e ainda ser um ponto de partida para futuras pesquisas.pt_PT
dc.description.abstractPositive psychology interventions based on the character strengths proposed by Peterson and Seligman (2004) have been highlighted as skills that enhance individuals' internal resources and as an ingredient that promotes self-knowledge and personal development. Therefore, this research aims to analyze the impact and effectiveness of a brief, 5-week online group intervention program which uses character strengths to promote self-knowledge and personal development in a non-clinical sample of young adults. Twenty female college students volunteered to participate in the study, and were assigned to the comparison group (n=10) or intervention group (n=10) randomly, with an average age of 21 (SD=1.054) and (SD=1.491) respectively. Program evaluation was conducted online at two time points (pre and post-intervention), using different instruments, such as the Mental Health Continuum Scale (MHC-SF), the Rosenberg Self-Esteem Scale (RAS), and the Anxiety, Depression, and Stress Scale (EADS-21). Additionally, a Global Course Evaluation Questionnaire was used to assess participants' perception of the intervention. The results indicate the program's validity, both quantitatively and qualitatively, demonstrating an increase in social well-being and self-esteem and a decrease in depressive symptoms. The group intervention appears to have positively impacted participants' development, suggesting the effectiveness of this type of intervention. In future research, it is suggested that this type of program be applied to a larger sample (of various genders) and that the sampling process be carried out randomly. In summary, this study aims to contribute to the advancement of research in positive psychological interventions in an online format and also to be a starting point for future research.pt_PT
dc.identifier.tid203532678
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10284/11981
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectIntervenção onlinept_PT
dc.subjectForças e virtudespt_PT
dc.subjectDesenvolvimento pessoalpt_PT
dc.subjectBem-estarpt_PT
dc.subjectAutoestimapt_PT
dc.subjectPsicopatologiapt_PT
dc.subjectEstudantes universitáriospt_PT
dc.subjectOnline interventionpt_PT
dc.subjectStrengths and virtuespt_PT
dc.subjectPersonal developmentpt_PT
dc.subjectWell-beingpt_PT
dc.subjectSelf-esteempt_PT
dc.subjectPsychopathologypt_PT
dc.subjectUniversity studentspt_PT
dc.titlePromoção do autoconhecimento e desenvolvimento pessoal: estudo piloto da eficácia de uma intervenção psicológica positiva em grupo onlinept_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsembargoedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia Clínica e da Saúdept_PT

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