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Violência contra professores: caracterização do fenómeno em escolas públicas em Portugal Continental
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Psicologia | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Rebocho, Maria Francisca | |
dc.contributor.advisor | Neves, Ana Cristina | |
dc.contributor.author | Santos, Mafalda Varela Cerqueira dos | |
dc.date.accessioned | 2018-11-05T10:31:56Z | |
dc.date.available | 2018-11-05T10:31:56Z | |
dc.date.issued | 2015-10-27 | |
dc.description.abstract | A problemática da violência contra professores tem vindo a ser constatada em diferentes países ao longo do mundo, tornando-se uma adversidade a nível mundial, ocasionando várias consequências negativas para os agentes educativos. Esta investigação pretende dar conhecer o fenómeno da violência contra professores, através do estudo das suas próprias perceções sobre a violência a que estão sujeitos em agrupamentos escolares a nível nacional, através de uma amostra de 167 professores que lecionam desde o 1º até ao 12º ano. Para tal serão abordados aspetos como os praticantes desta violência, a perceção dos professores relativamente à vitimação, os fatores que contribuem para mesma, assim como as consequências que daí advêm. Os resultados demonstram que 37.7% dos professores foram alvo de vitimação no seu estabelecimento escolar, sendo os atos de violência mais praticados a violência psicológica ou o assédio, seguido pelas ofensas físicas e por último as ofensas à propriedade, sendo os estudantes os principais perpetradores. Os resultados desta investigação podem ser relevantes para o conhecimento do fenómeno em Portugal, assim como para o desenvolvimento de estratégias de prevenção e intervenção no âmbito da violência contra professores. | pt_PT |
dc.description.abstract | A problemática da violência contra professores tem vindo a ser constatada em diferentes países ao longo do mundo, tornando-se uma adversidade a nível mundial, ocasionando várias consequências negativas para os agentes educativos. Esta investigação pretende dar conhecer o fenómeno da violência contra professores, através do estudo das suas próprias perceções sobre a violência a que estão sujeitos em agrupamentos escolares a nível nacional, através de uma amostra de 167 professores que lecionam desde o 1º até ao 12º ano. Para tal serão abordados aspetos como os praticantes desta violência, a perceção dos professores relativamente à vitimação, os fatores que contribuem para mesma, assim como as consequências que daí advêm. Os resultados demonstram que 37.7% dos professores foram alvo de vitimação no seu estabelecimento escolar, sendo os atos de violência mais praticados a violência psicológica ou o assédio, seguido pelas ofensas físicas e por último as ofensas à propriedade, sendo os estudantes os principais perpetradores. Os resultados desta investigação podem ser relevantes para o conhecimento do fenómeno em Portugal, assim como para o desenvolvimento de estratégias de prevenção e intervenção no âmbito da violência contra professores. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202442470 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10284/6988 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Violência contra professores | pt_PT |
dc.subject | Vitimização | pt_PT |
dc.subject | Violência escolar | pt_PT |
dc.subject | Violence against teachers | pt_PT |
dc.subject | Victimization | pt_PT |
dc.subject | School violence | pt_PT |
dc.title | Violência contra professores: caracterização do fenómeno em escolas públicas em Portugal Continental | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Psicologia Jurídica | pt_PT |