Repository logo
 
Publication

Violência contra professores: caracterização do fenómeno em escolas públicas em Portugal Continental

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
dc.contributor.advisorRebocho, Maria Francisca
dc.contributor.advisorNeves, Ana Cristina
dc.contributor.authorSantos, Mafalda Varela Cerqueira dos
dc.date.accessioned2018-11-05T10:31:56Z
dc.date.available2018-11-05T10:31:56Z
dc.date.issued2015-10-27
dc.description.abstractA problemática da violência contra professores tem vindo a ser constatada em diferentes países ao longo do mundo, tornando-se uma adversidade a nível mundial, ocasionando várias consequências negativas para os agentes educativos. Esta investigação pretende dar conhecer o fenómeno da violência contra professores, através do estudo das suas próprias perceções sobre a violência a que estão sujeitos em agrupamentos escolares a nível nacional, através de uma amostra de 167 professores que lecionam desde o 1º até ao 12º ano. Para tal serão abordados aspetos como os praticantes desta violência, a perceção dos professores relativamente à vitimação, os fatores que contribuem para mesma, assim como as consequências que daí advêm. Os resultados demonstram que 37.7% dos professores foram alvo de vitimação no seu estabelecimento escolar, sendo os atos de violência mais praticados a violência psicológica ou o assédio, seguido pelas ofensas físicas e por último as ofensas à propriedade, sendo os estudantes os principais perpetradores. Os resultados desta investigação podem ser relevantes para o conhecimento do fenómeno em Portugal, assim como para o desenvolvimento de estratégias de prevenção e intervenção no âmbito da violência contra professores.pt_PT
dc.description.abstractA problemática da violência contra professores tem vindo a ser constatada em diferentes países ao longo do mundo, tornando-se uma adversidade a nível mundial, ocasionando várias consequências negativas para os agentes educativos. Esta investigação pretende dar conhecer o fenómeno da violência contra professores, através do estudo das suas próprias perceções sobre a violência a que estão sujeitos em agrupamentos escolares a nível nacional, através de uma amostra de 167 professores que lecionam desde o 1º até ao 12º ano. Para tal serão abordados aspetos como os praticantes desta violência, a perceção dos professores relativamente à vitimação, os fatores que contribuem para mesma, assim como as consequências que daí advêm. Os resultados demonstram que 37.7% dos professores foram alvo de vitimação no seu estabelecimento escolar, sendo os atos de violência mais praticados a violência psicológica ou o assédio, seguido pelas ofensas físicas e por último as ofensas à propriedade, sendo os estudantes os principais perpetradores. Os resultados desta investigação podem ser relevantes para o conhecimento do fenómeno em Portugal, assim como para o desenvolvimento de estratégias de prevenção e intervenção no âmbito da violência contra professores.pt_PT
dc.identifier.tid202442470
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10284/6988
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectViolência contra professorespt_PT
dc.subjectVitimizaçãopt_PT
dc.subjectViolência escolarpt_PT
dc.subjectViolence against teacherspt_PT
dc.subjectVictimizationpt_PT
dc.subjectSchool violencept_PT
dc.titleViolência contra professores: caracterização do fenómeno em escolas públicas em Portugal Continentalpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia Jurídicapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DM_Mafalda Varela Cerqueira dos Santos.pdf
Size:
1.15 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: