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Percepção de pais e profissionais do ensino médio sobre barreiras e possíveis facilitadores para a implementação de um Plano Educacional Individual (PEI), em escolas particulares do Rio de Janeiro
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Coelho, Fátima | |
dc.contributor.author | Sampaio, Pedro Lima | |
dc.date.accessioned | 2024-04-29T12:17:21Z | |
dc.date.available | 2024-04-29T12:17:21Z | |
dc.date.issued | 2023-12-28 | |
dc.description.abstract | O presente estudo descreve a utilização do Plano Educacional Individualizado (PEI) no ensino médio (EM) de escolas privadas do estado Rio de Janeiro, a partir do relato de profissionais da educação e de representantes de alunos sob a observância da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEEPEI), na tentativa de estabelecer proposições para sua implementação voltada a preceitos inclusivos. Para isso, buscou-se compreender as concepções dos participantes, acerca de suas experiências relacionadas à educação inclusiva e ao PEI e, ainda, identificar as suas percepções a respeito das escolas vivenciadas, incluindo os entraves e facilitadores. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com participantes dos municípios do Rio de Janeiro e de Campo dos Goytacazes, seguidas de uma análise de conteúdo a partir de seis categorias levantadas para os entraves e facilitadores relatados. Conclui-se que a quase totalidade dos entrevistados se mostrou insatisfeita com a experiência em relação ao PEI, sugerindo a importância de aborda-lo em sua multidimensionalidade metodológica junto à ampliação dos objetivos oferecidos aos alunos pela reformulação curricular qualitativa, associada a um Plano Individualizado de Transição (PIT). Também é essencial, o estabelecimento de uma rede colaborativa/ informativa, capaz de equilibrar as tensões inerentes ao encontro das diversas expectativas individuais e dessas com as propostas institucionais, em um procedimento autogestivo e auto avaliativo equilibrado, que distribua responsabilidades entre os diversos atores, de acordo com suas atribuições, em especial o professor da classe regular e o mediador, em um contexto de formação continuada. Por fim, o PEI, elevado a metodologia institucional para a reestruturação da organização escolar em torno do indivíduo, amplia o Atendimento Educacional Especializado (AEE) para todas as dimensões escolares, conferindo novas intenções formativas a um EM historicamente voltado a demandas mercadológicas e a exames externos de qualificação aplicados em larga escala, como único parâmetro de uma boa educação. O trabalho também associa a heterogeneidade semântica dos relatos, relativa ao conceito de educação inclusiva, bem como a realidade paradoxal encontrada nas escolas de referência, à multiplicidade conceitual de nossa PNEEPEI, como resultado histórico de tensões e conflitos em nossa realidade educacional de pessoas com deficiência no encontro com a tendência de uma educação para todos. Ao final, propõe-se uma estrutura documental para o PEI, seguindo os relatos obtidos. | pt_PT |
dc.description.abstract | The present study describes the use of the IEP in private high Sschool (HS) of Rio de Janeiro state, based on reports from education professionals and representatives of students under the observance of the PNEEPEI, in an attempt to establish proposals for its implementation, focused on inclusive precepts. For this, we sought to understand the conceptions of the participants, about their experiences related to inclusive education and the IEP, and also to identify their perceptions about the schools they experienced, including the obstacles and facilitators observed. Semi-structured interviews were carried out with participants from the municipalities of Rio de Janeiro and Campo dos Goytacazes, followed by a content analysis based on six categories raised for the barriers and reported facilitators. According to the testimonies obtained, it is concluded that almost all respondents were dissatisfied with the experience in relation to the IEP, suggesting the importance of approaching it in its methodological multidimensionality together with the expansion of the objectives offered to students by the qualitative curriculum reformulation, associated with a TIP. It is also essential to establish a collaborative/informative network, capable of balancing the tensions inherent in meeting the different individual expectations and those with the institutional proposals, in a balanced self-management and self-evaluation procedure, which distributes responsibilities among the various actors, according to their attributions, especially the regular class teacher and the mediator, in a context of continuing education. Finally, the IEP, elevated to an institutional methodology for restructuring the school organization around the individual, expands the AEE to all school dimensions, giving new training intentions to an HS focused on market demands and external qualification exams. The work also associates the semantic heterogeneity of the reports, related to the concept of inclusive education, as well as the paradoxical reality found in reference schools, to the conceptual multiplicity of our PNEEPEI, as a historical result of tensions and conflicts in our educational reality of people with disabilities in meeting the trend towards education for all. At the end, a documentary structure for the PEI is proposed, following the reports obtained. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203547608 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10284/12960 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_PT |
dc.subject | Educação especial | pt_PT |
dc.subject | PEI | pt_PT |
dc.subject | PNEEPEI | pt_PT |
dc.subject | Inclusive education | pt_PT |
dc.subject | Special education | pt_PT |
dc.subject | IEP | pt_PT |
dc.title | Percepção de pais e profissionais do ensino médio sobre barreiras e possíveis facilitadores para a implementação de um Plano Educacional Individual (PEI), em escolas particulares do Rio de Janeiro | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Ciências da Educação: Educação Especial, área de especialização no Domínio Cognitivo e Motor | pt_PT |