Repository logo
 
Publication

Perceções de psicólogos sobre os conflitos com pais e crianças com a perturbação do espectro autista

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologia
dc.contributor.advisorCunha, Pedro
dc.contributor.authorRodrigues, Cátia Sofia Preda
dc.date.accessioned2025-09-29T11:10:05Z
dc.date.available2025-09-29T11:10:05Z
dc.date.issued2025-09-12
dc.description.abstractA prática profissional da psicologia no acompanhamento de crianças com PEA e seus respetivos pais pode ser bastante desafiadora devido às características inerentes da perturbação, o que pode comprometer a saúde mental e física dos profissionais. Desta forma, este estudo apresenta como principal objetivo através da perceção de psicólogos, perceber quais são os desafios mais comuns ao longo das suas práticas profissionais, explorando também quais são as estratégias de gestão dos conflitos e autocuidado adotadas. A investigação seguiu o método qualitativo com recurso à técnica da entrevista semiestruturada, com base num guião de entrevista composto por questões abertas organizadas em quatro unidades de análise, concebido para a recolha de dados. Participaram nesta investigação oito psicólogas, sendo uma do contexto escolar e sete do contexto clínico, com idades compreendidas entre os 25 e os 42 anos e experiências profissionais entre 1 e 17 anos. A análise dos dados foi realizada de acordo com o modelo de análise temática proposto por Braun e Clarke (2006). Os resultados comprovaram a complexidade da intervenção com estas crianças em que são enfrentados desafios no âmbito comportamental e emocional das mesmas, que se repercutem negativamente na saúde mental e física das profissionais. Para além das dificuldades evidenciadas em lidar com estas crianças, foi identificada também uma falta de envolvimento entre os contextos de escola e casa, que determinada outra dificuldade significativa no processo de intervenção. No relacionamento com os pais, foram igualmente encontrados desafios, onde se destacaram resistências à aceitação do diagnóstico, expectativas e perceções inadequadas sobre a intervenção e dificuldades de continuidade do trabalho em casa. No entanto, as participantes revelam ter estratégias eficazes de gestão de conflitos no acompanhamento da criança e com os pais, bem como estratégias de autocuidado, demonstrando a importância que atribuem ao bem-estar pessoal para assegurar uma prática profissional de qualidade.por
dc.description.abstractThe professional practice of psychology in accompanying children with ASD and their parents can be quite challenging due to the inherent characteristics of the disorder, which can compromise the mental and physical health of professionals. Thus, the main objective of this study is to understand, through the perceptions of psychologists, what the most common challenges are in their professional practice, while also exploring the conflict management and self-care strategies they adopt. The research followed the qualitative method using the semi-structured interview technique, based on an interview script made up of open questions organised into four units of analysis, designed for data collection. Eight psychologists took part in this research, one from a school setting and seven from a clinical setting, aged between 25 and 42 and with professional experience ranging from 1 to 17 years. The data was analysed according to the thematic analysis model proposed by Braun and Clarke (2006). The results showed the complexity of intervening with these children, who face behavioural and emotional challenges that have a negative impact on their mental and physical health. In addition to the difficulties encountered in dealing with these children, a lack of involvement between the school and home contexts was also identified as another significant difficulty in the intervention process. In the relationship with parents, challenges were also encountered, including resistance to accepting the diagnosis, inadequate expectations and perceptions of the intervention and difficulties in continuing the work at home. However, the participants revealed that they had effective conflict management strategies when accompanying the child and the parents, as well as self-care strategies, demonstrating the importance they attach to personal well-being in order to ensure quality professional practice.eng
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10284/14614
dc.language.isopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
dc.subjectPerturbação do espectro do autismo
dc.subjectPsicólogos
dc.subjectConflitos
dc.subjectAutocuidado
dc.subjectEstratégias
dc.subjectAutism spectrum disorder
dc.subjectPsychologists
dc.subjectConflicts
dc.subjectSelf-care
dc.subjectStrategies
dc.titlePerceções de psicólogos sobre os conflitos com pais e crianças com a perturbação do espectro autistapor
dc.title.alternativePsychologists' perceptions of conflicts with parents and children with autism spectrum disordereng
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia Clínica e da Saúde

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DM_41147.pdf
Size:
860.79 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
Dissertação de mestrado_41147
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
4.03 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: