Repository logo
 
Publication

Dificuldades do docente do 1ยบ ciclo do ensino fundamental numa escola inclusiva

datacite.subject.fosCiรชncias Sociais::Ciรชncias da Educaรงรฃopt_PT
dc.contributor.advisorAlves, Ana Paula Antunes
dc.contributor.authorOliveira, Maria Umbelina de
dc.date.accessioned2019-08-05T15:59:36Z
dc.date.available2019-08-05T15:59:36Z
dc.date.issued2019-07-25
dc.description.abstractA inclusรฃo dos alunos com necessidades especiais no 1ยบ ciclo do Ensino Fundamental tem sido tema recorrente da formaรงรฃo do professor que se encontra diante de vรกrios questionamentos de como incluir com qualidade. Embora haja uma lei brasileira que versa para a inclusรฃo, o Estatuto da Pessoa com Deficiรชncia, Lei n.13.145/2015, essa por sua vez, traรงa o perfil dos sujeitos com necessidades especiais, mas nรฃo discorre sobre como atendรช-los em uma realidade de educaรงรฃo regular, colocando assim, grandes desafios para os educadores. Foi a partir desses questionamentos sobre a inclusรฃo no Ensino Fundamental que surgiu a necessidade de investigar esse tema que tem como objectivo geral: Investigar se o docente estรก preparado para compreender o processo de inclusรฃo dos alunos com necessidades especiais no ensino regular e como objectivo especรญfico: Identificar as dificuldades encontradas pelos docentes no atendimento as crianรงas NEE โ€“ Necessidades Educacionais Especiais, e as estratรฉgias por eles sugeridas para responder a essas dificuldades. O mรฉtodo utilizado na investigaรงรฃo foi o de um estudo de caso, e como instrumento de recolha de dados foi utilizado um questionรกrio fechado que foi respondido por 20 professores do Ensino Fundamental de uma escola pรบblica do Estado de Santa Catarina- Brasil. Perante os resultados da investigaรงรฃo, verificou-se que a grande maioria dos professores se sente insegura na inclusรฃo dos alunos no ensino regular. Para eles hรก sempre um grande desafio que envolve a formaรงรฃo em inclusรฃo, a formaรงรฃo continuada, o planeamento e a aplicaรงรฃo das atividades de forma a contemplar o currรญculo e ao mesmo tempo incluir as diversas necessidades existentes. Contudo, percebe-se que os educadores procuram sempre uma forma de contribuir para que o aluno se sinta incluรญdo e acreditam que รฉ benรฉfica a interaรงรฃo entre alunos com diferentes habilidades.pt_PT
dc.description.abstractThe inclusion of students with special needs in the 1st cycle of Elementary School has been a recurring theme of teacher training that is faced with several questions about how to include with quality. Although there is a Brazilian law that deals with inclusion, the Statute of the Person with Disabilities, Law n.13.145 / 2015, this in turn, outlines the profile of the subjects with special needs, but does not discuss how to serve them in a reality of regular education, thus posing great challenges for educators. It was from these questions about the inclusion in Elementary School that the need to investigate this theme has as general objective: to investigate if the teacher is prepared to understand the process of inclusion of students with special needs in regular education and as a specific objective: Identify the difficulties encountered by teachers in assisting SEN children - Special Educational Needs, and the strategies suggested by them to respond to these difficulties. The method used in the research was a case study, and as a data collection instrument a closed questionnaire was used, which was answered by 20 elementary school teachers from a public school in the State of Santa Catarina - Brazil. Given the research results, it was found that the vast majority of teachers feel insecure about including students in regular education. For them there is always a great challenge that involves training in inclusion, continuing education, planning and implementation of activities in order to contemplate the curriculum and at the same time include the various needs. However, it is noticed that educators always seek a way to contribute to the student feel included and believe that it is beneficial the interaction between students with different abilities.pt_PT
dc.identifier.tid203009592
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10284/7771
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducaรงรฃo especialpt_PT
dc.subjectInclusรฃo no ensino fundamentalpt_PT
dc.subjectPlaneamento inclusivopt_PT
dc.subjectFormaรงรฃo continuadapt_PT
dc.subjectSpecial educationpt_PT
dc.subjectInclusion in elementary educationpt_PT
dc.subjectInclusive planningpt_PT
dc.subjectContinuing educationpt_PT
dc.titleDificuldades do docente do 1ยบ ciclo do ensino fundamental numa escola inclusivapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciรชncias da Educaรงรฃo: Educaรงรฃo Especial, รกrea de especializaรงรฃo no Domรญnio Cognitivo e Motorpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DM_Maria Umbelina de Oliveira.pdf
Size:
2.03 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: