Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Inteligência artificial aplicada ao jornalismo no Brasil: experiências e obstáculos à adoção de tecnologias inteligentes

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

O presente estudo adota uma abordagem mista de revisão de literatura, inquéritos com 77 jornalistas brasileiros e entrevista com o chefe de redação do maior periódico do país na soma de circulação impressa e digital, a Folha de S.Paulo, para reunir subsídios que permitam uma compreensão mais afinada sobre 1) o grau de conhecimento e de interesse de jornalistas sobre o que é a Inteligência Artificial; 2) os exemplos de IA aplicada ao jornalismo de que têm notícia, dentro e fora de suas empresas; e 3) a percepção de valor sobre a IA aplicada ao jornalismo. Os resultados apontam a existência de poucos exemplos de IA no jornalismo nacional; algum conhecimento dos jornalistas sobre conceitos básicos de IA e disposição para aprender mais, associada à percepção de valor que essas ferramentas podem agregar ao trabalho; e a falta de recursos financeiros como principal obstáculo para a exploração de mais recursos de IA no jornalismo – no que jornalistas e o Secretário de Redação da Folha concordam, muito embora o mapeamento indique experiências de baixo custo adotadas com sucesso por agências independentes de jornalismo dotadas de poucos recursos.
This study adopts a mixed approach of literature review, surveys with 77 Brazilian journalists and an interview with the editor-in-chief of the largest newspaper in the country (in the sum of print and digital circulation), Folha de S.Paulo, to gather subsidies that allow for a more refined understanding of: 1) the degree of knowledge and interest of journalists about what Artificial Intelligence is; 2) examples of AI applied to journalism, inside and outside their companies; and 3) the perceived value of AI applied to journalism. The results point to the existence of few examples of AI in national journalism; some knowledge of journalists about basic AI concepts and willingness to learn more, coupled with the perception of value that these tools can add to their work; and the lack of financial resources as the main obstacle to exploring more AI resources in journalism – which journalists and Folha’s Editor-in-Chief agree, even though the mapping indicates low- -cost experiences successfully adopted by gifted independent journalism agencies of few resources.

Description

Keywords

Jornalismo Inteligência artificial Inovação Machine Learning Journalism Artificial intelligence Innovation

Citation

Essenfelder, R., & Sant'Anna, E. (2022). Inteligência artificial aplicada ao jornalismo no Brasil: experiências e obstáculos à adoção de tecnologias inteligentes. In Mobilidade e inteligência artificial: os novos caminhos do jornalismo. pp. 475–497. ISBN: 978-989-654-843-8. Editora LabCom.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Editora LabCom

CC License