Repository logo
 
Publication

Dropout terapêutico em adultos de uma clínica pedagógica de psicologia: variáveis associadas

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
dc.contributor.advisorAlves, Sónia
dc.contributor.authorMartins, Libânia Sofia Mendes
dc.date.accessioned2018-05-22T10:56:17Z
dc.date.available2018-05-22T10:56:17Z
dc.date.issued2018-04-09
dc.description.abstractAs variáveis que estão associadas ao abandono precoce do processo psicoterapêutico, tornam-se fontes importantes de informação para os processos terapêuticos e facilitam a compreensão dos fatores envolvidos na eficácia do acompanhamento. Assim os objetivos da presente investigação são: Caraterizar as variáveis sociodemográficas, institucionais e clínicas, dos clientes que recorreram ao serviço de consulta psicológica de adultos de uma clínica pedagógica de psicologia, bem como comparar o perfil dos clientes que abandonaram precocemente o processo psicoterapêutico (Dropout) e compará-lo com o dos que se encontram noutra situação (alta, acompanhamento e encaminhamento) no que se refere às variáveis sociodemográficas, institucionais e clínicas consideradas. Para executar esta investigação recorreu-se a uma amostra de conveniência de 68 indivíduos, 66.2% do sexo feminino e 33.8% do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 18 e os 86 anos (M=40.3; DP=15.16), atendidos na consulta psicológica de adultos de uma clínica pedagógica de psicologia no período compreendido entre setembro de 2015 e julho de 2017. Em termos de perfil, os resultados evidenciam que os participantes que abandonaram precocemente o processo psicoterapêutico apenas se distinguem dos restantes (que se encontram noutra situação) nas seguintes variáveis: (i) idade, sendo que os que fizeram dropout são significativamente mais jovens, em termos médios, que os restantes; (ii) tipo de pagamento, sendo que os que fizeram dropout estão, todos eles, em situação de dívida; (iii) outros problemas de saúde, sendo que os participantes que abandonam precocemente o processo psicoterapêutico são mais frequentemente aqueles que não apresentam outros problemas de saúde; (iv) tempo total de intervenção, onde se verifica que aqueles que abandonam precocemente o processo psicoterapêutico têm em média menos tempo de intervenção do que os restantes; (v) número de sessões, tendo-se verificado que os que fazem dropout têm em média menos sessões do que aqueles que se encontra noutra situação. Apesar de exploratório, o nosso estudo procura chamar à atenção para a importância de se estudarem as variáveis associadas ao abandono precoce do processo psicoterapêutico no sentido da intervenção psicológica poder ser adequada à realidade clínica.pt_PT
dc.description.abstractThe variables that are associated with psychotherapy dropout become important sources of information for the therapeutic processes and facilitate the understanding of the factors involved in the effectiveness of the follow-up. Thus, the objectives of the present research are to characterize the sociodemographic, institutional and clinical variables of the clients who used the psychological counseling service of adults in a pedagogical clinic of psychology, as well as to compare the profile of clients who dropped out he psychotherapy and compare it with those in other situations (discharge, follow-up and referral) regarding the sociodemographic, institutional and clinical variables considered. To carry out this investigation, a convenience sample of 68 individuals, 66.2% female and 33.8% male, aged 18-86 years (M = 40.3; SD = 15.16) attended psychological consultation of adults of a pedagogical clinic of psychology in the period between September of 2015 and July of 2017. In terms of the profile, the results show that the participants who dropped the psychotherapeutic process are only distinguished from the others (who find themselves in another situation) in the following variables: (i) age, with dropouts being significantly younger, on average, than the rest; (ii) type of payment, and those who did dropout are all in a situation of debt; (iii) Other health problems, with participants who leave the psychotherapeutic process early are more often those who do not present other health problems; (iv) total time of intervention, where it is verified that those who leave the psychotherapeutic process early have on average less intervention time than the others; (v) number of sessions, it being verified that those who dropout have on average fewer sessions than those who find themselves in another situation. Although exploratory, our study seeks to call attention to the importance of studying the variables associated with the early abandonment of the psychotherapeutic process in the sense that psychological intervention may be adjusted to the clinical reality.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10284/6695
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectAbandono precoce do processo psicoterapêutico (dropout)pt_PT
dc.subjectVariáveis sociodemográficas, institucionais e clínicaspt_PT
dc.subjectPsychoterapy dropoutpt_PT
dc.subjectSociodemographic, institutional and clinical variablespt_PT
dc.titleDropout terapêutico em adultos de uma clínica pedagógica de psicologia: variáveis associadaspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsclosedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia Clínica e da Saúdept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_Libânia Martins.pdf
Size:
1.05 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: