Repository logo
 
Publication

Caracterização da utilização da comunicação aumentativa e alternativa por terapeutas da fala com crianças e jovens com perturbação do espectro do autismo

datacite.subject.fosCiências Médicaspt_PT
dc.contributor.advisorPeixoto, Vânia
dc.contributor.advisorCosta, Ana
dc.contributor.authorLorga, Catarina Sampaio e
dc.date.accessioned2019-07-11T07:04:16Z
dc.date.available2020-11-12T01:30:11Z
dc.date.issued2018-11-12
dc.description.abstractA Perturbação do Espectro do Autismo (PEA) é caracterizada, entre outras questões, pela perturbação da comunicação e da linguagem, que afetam a participação e integração nas atividades e contextos de vida diária e, por isso, estas pessoas beneficiam com a intervenção baseada em estratégias e sistemas de Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA). Considerando as áreas de atuação do Terapeuta da Fala (TF), este profissional faz parte da equipa interdisciplinar responsável pela avaliação e implementação da CAA e, por isso, interessou-nos conhecer a forma como os Terapeutas da Fala em Portugal usam a CAA na intervenção com Pessoas com PEA. Para conhecer e caracterizar a utilização da CAA com crianças e jovens com PEA realizou-se um estudo quantitativo, com um desenho descritivo, a partir de um questionário de auto-preenchimento construído pela investigadora e divulgado online, para os TF’s portugueses que trabalharam ou trabalham com a população mencionada. Os resultados demonstraram que ainda prevalecem alguns mitos relativamente à CAA, nomeadamente quanto ao momento da sua introdução. Esta é utilizada maioritariamente com o objetivo de aumentar a funcionalidade comunicativa e a compreensão e expressão da linguagem, através de sistemas de baixa tecnologia compostos por gestos e signos pictográficos. No processo de avaliação e implementação, prevalece o contexto clínico como o mais frequente, com inclusão da família quer na tomada de decisão quer na participação ao longo de todo o processo. Verificou-se a existência de algumas dificuldades na utilização da CAA como a não aceitação por parte da família e o tempo que exige na preparação de materiais e deslocações a contextos.pt_PT
dc.description.abstractAutism Spectrum Disorder (ASD) is essentially defined as a condition that affects communication and language skills which in turn, affect the integration and fulfilment of everyday activities. Consequently, people with ASD highly benefit from strategies based on systems of Augmentative and Alternative Communication (AAC). Taking into consideration the role of the Speech-Language Pathologist (SLP) in the interdisciplinary team of specialists responsible for implementing AAC, we are interested in finding out the way in which SLPs in Portugal apply AAC in the intervention with people with ASD. To achieve this, a quantitative study with a descriptive design was conducted by means of a questionnaire created by the researcher and filled out by Portuguese SLPs that work with ASD people– the SLPs were sourced online. The results showed that some myths regarding AAC still prevail, especially in what concerns the timing of its introduction. It is mostly utilised towards improving the communication function as well as the level of understanding and expression of the language, through low technology devices, mainly through gestures and pictogram symbols. During the assessment and implementation stage, the clinical context is the one taken into account more often, with the family being involved in the decision making as well as during the whole intervention. Refusal by the family and the time-consuming process of context commutes as well as of the construction of the material proved to be the biggest challenges when applying AAC.pt_PT
dc.identifier.tid202435237
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10284/7712
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectPerturbação do espectro do autismopt_PT
dc.subjectComunicação aumentativa e alternativapt_PT
dc.subjectTerapeutas da falapt_PT
dc.subjectAutism spectrum disorderspt_PT
dc.subjectAugmentative and alternative communicationpt_PT
dc.subjectSpeech-language pathologistpt_PT
dc.titleCaracterização da utilização da comunicação aumentativa e alternativa por terapeutas da fala com crianças e jovens com perturbação do espectro do autismopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Terapêutica da Fala, especialização em Linguagem da Criançapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DM_34976.pdf
Size:
2.21 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
DM_34976
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: