Repository logo
 
Publication

O acesso dos alunos com transtorno do desenvolvimento intelectual ou físico ao ensino superior

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorCoelho, Fátima
dc.contributor.authorLobo, Edson Valdo Ferreira
dc.date.accessioned2021-08-17T12:13:47Z
dc.date.available2023-06-30T00:30:15Z
dc.date.issued2021-06-30
dc.description.abstractNo Brasil, a inclusão dos alunos com transtornos do desenvolvimento intelectual ou físico está prevista desde a educação básica ao ensino superior, buscando todos os segmentos garantir a educação para todos. O presente trabalho de investigação tem como objetivo geral compreender quais são as condições de acesso dos alunos com necessidades educativas especiais, provenientes de transtornos do desenvolvimento intelectual ou físico, sejam pedagógicas ou físicas, nas instituições de ensino superior. Trata-se de um Estudo de Caso, cuja pesquisa ocorreu em um Instituto de Ensino Superior do Estado do Maranhão/Brasil. Participaram desta pesquisa, vinte e quatro professores de um Instituto de Ensino Superior e vinte e dois alunos com transtorno do desenvolvimento intelectual ou físico que estudam nesta instituição de ensino superior. Utilizou-se como instrumento de recolha de dados duas entrevistas estruturadas. Conclui-se que a maioria dos professores do ensino superior possuem pouca ou nenhuma experiência no processo de inclusão e também não possuem formação que contemple o aprofundamento de temáticas relacionadas com a área. Concluiu-se ainda que o processo de acesso dos alunos com transtornos do desenvolvimento intelectual ou físico ao Ensino Superior, depende das adaptações da estrutura física da instituição e o planejamento pedagógico das disciplinas, pois é segundo os professores uma oportunidade de garantir, a efetivação da inclusão. Também foi referida como dificuldade, a seleção dos alunos ao ingresso ao curso superior. Para os participantes é importante organizar uma estrutura para selecionar e receber os alunos, isso incluí também os testes, as provas adaptadas e a estrutura física.pt_PT
dc.description.abstractIn Brazil, the inclusion of students with intellectual or physical development disorders is expected from basic education to higher education, seeking all segments to guarantee education for all. The present research work has as general objective to understand what are the conditions of access for students with special educational needs, arising from intellectual or physical development disorders, whether pedagogical or physical, in higher education institutions. This is a Case Study, whose research took place at a Higher Education Institute in the State of Maranhão / Brazil. Twenty-four professors from a Higher Education Institute and twenty-two students with intellectual or physical development disorder who study at this higher education institution participated in this research. Two structured interviews were used as a data collection instrument. It is concluded that the majority of higher education teachers have little or no experience in the inclusion process and also do not have training that contemplates the deepening of themes related to the area. It was also concluded that the access process of students with intellectual or physical development disorders to Higher Education, depends on the adaptations of the institution's physical structure and the pedagogical planning of the disciplines, as according to the teachers an opportunity to guarantee, the effectiveness of the inclusion. It was also referred to as difficulty, the selection of students to enter higher education. For participants, it is important to organize a structure to select and receive students, this also includes tests, adapted tests and physical structure.pt_PT
dc.identifier.tid202980260
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10284/10167
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectInclusãopt_PT
dc.subjectEducação superiorpt_PT
dc.subjectEducação especialpt_PT
dc.subjectTranstorno do desenvolvimento intelectualpt_PT
dc.subjectDeficiência físicapt_PT
dc.subjectInclusionpt_PT
dc.subjectHigher educationpt_PT
dc.subjectSpecial educationpt_PT
dc.subjectIntellectual development disorderpt_PT
dc.subjectPhysical disabilitypt_PT
dc.titleO acesso dos alunos com transtorno do desenvolvimento intelectual ou físico ao ensino superiorpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação: Educação Especial, área de especialização no Domínio Cognitivo e Motorpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DM_37741.pdf
Size:
1.25 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
DM_37741