Repository logo
 
Publication

A arquitetura e o planeamento na criação de ambientes seguros: estudo em contexto escolar

dc.contributor.advisorRebocho, Maria Francisca
dc.contributor.authorPinto, Gonçalo de Campos Pedro
dc.date.accessioned2014-02-07T10:39:10Z
dc.date.available2014-02-07T10:39:10Z
dc.date.issued2013
dc.descriptionProjeto de Graduação apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Licenciado em Criminologiapor
dc.description.abstractA prevenção e o planeamento das escolas são muito importantes, de tal forma que são o objeto central deste estudo. Assim, deve atuar-se com o objetivo de reunir e criar todas as condições, que potenciem um desenvolvimento livre de crime e comportamentos disruptivos, aumentando assim, o sentimento de segurança e a qualidade de vida. Esta investigação pretende compreender a importância do planeamento arquitetónico das escolas nos comportamentos dos alunos, identificando os principais fatores que no ambiente escolar, mais influenciam os indivíduos, evidenciando quais os aspetos que contribuem para a criação ou melhoramento de uma escola, tendo em vista a prevenção e a segurança. Trata-se de um estudo exploratório, descritivo e transversal, do tipo misto, que recorre aos questionários, “checklist” e observação participante.por
dc.description.abstractBoth prevention and planning are very important, so that they become the central subject of this study. Therefore, we should operate by gathering and creating the conditions that increase a crimeless and free of disruptive behaviour development, enhancing the sense of security and quality of life. This investigation aims to understand the importance of architectural planning of schools on student’s behaviours, identifying the fundamental factors in the school environment, that most affect the individuals, by showing which aspects contribute to the creation or improvement of a school, based on prevention and safety. Will be used an exploratory, descriptive and transversal study, of the mixed type, which makes use of questionnaires, checklist and participant observation.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10284/4154
dc.language.isoporpor
dc.publisher[s.n.]por
dc.subjectCPTEDpor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectPrevençãopor
dc.subjectPlaneamentopor
dc.subjectSegurançapor
dc.subjectSchoolpor
dc.subjectPreventionpor
dc.subjectPlanningpor
dc.subjectSafetypor
dc.titleA arquitetura e o planeamento na criação de ambientes seguros: estudo em contexto escolarpor
dc.typebachelor thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typebachelorThesispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
PG_23919.pdf
Size:
3.3 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: