Repository logo
 
Publication

Clima e cultura organizacional na gestão democrática: um estudo de caso no centro de ensino Vinícius de Moraes

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorFragata, Orlando
dc.contributor.authorCosta, Deborah Medeiros de Ataíde
dc.date.accessioned2018-08-03T16:26:38Z
dc.date.available2018-08-03T16:26:38Z
dc.date.issued2018-07-04
dc.description.abstractO Clima e a Cultura organizacional estão inseridos no contexto de qualquer organização escolar, sendo influenciados pelo tipo de gestão realizada. O objetivo do estudo foi compreender como a gestão democrática influencia o clima e a cultura organizacional no Centro de Ensino Vinícius de Moraes, escola pública da rede estadual de ensino. Especificamente, intencionou: a) analisar as diferenças e relações entre clima e cultura organizacional escolar; b) mostrar a escola como uma organização; c) verificar as possibilidades de construção da gestão democrática na escola pública; d) descrever a relação entre escola e comunidade na perspectiva da gestão democrática. O percurso metodológico partiu da abordagem qualitativa, tendo como amostras duas gestoras e 50 docentes. O local da pesquisa foi o Centro de Ensino Médio Vinícius de Moraes, em São Luís do Maranhão, no Brasil. A recolha de dados ocorreu por meio de aplicação de questionários (professores e gestores). O conteúdo abrangeu questões referentes à Cultura e ao Clima Organizacional, à gestão democrática e qualidade na escola. O estudo foi além e trouxe uma proposta de intervenção orientada pela aplicação da metodologia de planejamento estratégico como instrumento de gestão democrática.pt_PT
dc.description.abstractThe Climate and the Organizational Culture are inserted in the context of any school organization, being influenced by the type of management carried out. The aim of the study was to understand how democratic management influences the climate and organizational culture of the Vinícius de Moraes Teaching Center, a public school of the state school system. Specifically, it aimed to: a) analyze the differences and relationships between climate and school organizational culture; b) show the school as an organization; c) verify the possibilities of building democratic management in the public school; d) describe the relationship between school and community in the perspective of democratic management. The methodology was based on the qualitative approach, with two managers and 50 teachers as the sample. The research site was the Vinícius de Moraes High School in São Luís do Maranhão, Brazil. The data collection took place through the application of questionnaires (teachers and managers). The content covered issues related to Culture and Organizational Climate, democratic management and quality in school. This study went further and brought an intervention proposal guided by the application of the strategic planning methodology as a tool for democratic management.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10284/6894
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectCultura organizacionalpt_PT
dc.subjectClima organizacionalpt_PT
dc.subjectEscolapt_PT
dc.subjectGestão democráticapt_PT
dc.subjectOrganizational culturept_PT
dc.subjectOrganizational climatept_PT
dc.subjectSchoolpt_PT
dc.subjectDemocratic managementpt_PT
dc.titleClima e cultura organizacional na gestão democrática: um estudo de caso no centro de ensino Vinícius de Moraespt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Docência e Gestão da Educação, especialização em Administração Escolar e Administração Educacionalpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DM_Deborah Medeiros de Ataíde Costa.pdf
Size:
804.79 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
DM_Deborah Medeiros de Ataíde Costa
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: