Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Os efeitos da poluição atmosférica na saúde respiratória: o caso dos condutores de transporte público

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
TD_Sandra Heberle.pdf9.06 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Hoje, 50% da população vive em cidades e aglomerados urbanos exposta a níveis progressivamente maiores de poluentes do ar. O NO2 é um dos poluentes mais presentes nesse meio, sendo preocupante pela sua capacidade em reduzir a função pulmonar devido à exposição de alguns grupos profissionais. Este estudo teve por objetivo quantificar a exposição ao NO2 dos motoristas de ônibus, avaliar a existência de redução do trabalho respiratório, correlacionar a função pulmonar com a ação do NO2 e verificar se a função pulmonar diminui conforme o tempo de exposição ao NO2. Trata-se de um estudo transversal, e os dados foram processados usando-se a razão de prevalência com indivíduos de 20 a 60 anos, que exercem a função de condutores de ônibus (Grupo Alvo) e função administrativa (Grupo Controlo), em Caxias do Sul, RS, Brasil. Os participantes utilizaram um amostrador passivo de NO2 durante o trabalho. Foram feitas duas campanhas de três semanas: uma no inverno e outra no verão. Verificaram-se os níveis de NO2 em três locais no exterior: um diretamente afetado pelas emissões de tráfego, outro longe dessas emissões e um terceiro, na garagem dos ônibus. Os valores na estação de “tráfego” são superiores (47,0 %) aos da estação de “fundo”, mas inferiores (-16,1%) aos da estação da garagem dos ônibus. Observou-se que a exposição ao NO2 pelos motoristas é superior à do pessoal administrativo (p < 0,001) com diferença de 93,8%. No verão, essa diferença é mais acentuada, sendo de 246%. Os motoristas estão expostos a valores superiores ao valor guia de proteção da saúde humana da OMS (40 μg.m-3), o que é mais grave durante o inverno do que no verão. Ocorreram variações tanto no VEF1 como no FEF25-75%, assim como na CVF e VEF1/CVF, porém não se identificaram alterações estatisticamente significativas entre os grupos. Há estudos que demonstram associação entre as alterações respiratórias e exposição prolongada ao NO2. Os resultados aqui encontrados demonstram que tanto os motoristas como os passageiros poderão estar expostos a valores não seguros de concentração de poluentes no ar interior dos ônibus, devendo, pois, este tipo de estudo prosseguir e ser aprofundado.
Today, 50% of the population lives in cities and urban agglomerates exposed to progressively higher levels of air pollutants. The NO2 is one of the pollutants that are most present in this midst, raising worry for its capacity to reduce lung function, due to the exposure of some professional groups. This study had the objective to quantify NO2 exposure of bus drivers, to evaluate the existence of reduction in respiratory work, to correlate lung function with NO2 action and to verify if the lung function reduces according to exposure time to NO2. The present work is transversal, and the data was processed using the prevalence ratio with individuals between 20 and 60 years old, that work as bus drivers (Target group) and in the administrative area (Control group), in Caxias do Sul, RS, Brazil. The participants used a passive NO2 sampler at work. Two three-week campaigns were conducted in winter and summer. The NO2 levels were verified in three locations abroad: one directly affected by traffic emissions, another far from these emissions and a third, in the garage of buses. The values at the “traffic” station are higher (47.0%) than those at the “bottom” station, but lower (-16,1%) than those at the garage of buses. It was possible to observe that the exposure to NO2 by drivers is higher than that of the administrative staff (p < 0.001) with a difference of 93.8%. In summer, the difference is more pronounced, being 246%. The drivers are exposed to values higher than the limit value for human’s health protection of WHO (40 μg.m-3), which is even more severe during winter than in the summer. There were variations in both FEV1 and FEF25-75%, as well as in FVC and FEV1/FVC, but no statistically significant changes were identified between groups. There are studies that show an association between respiratory changes and prolonged exposure to NO2. The results here found demonstrate that both drivers and passengers may be exposed to unsafe concentrations of pollutants in the inner air of buses and, therefore, this type of study should be continued and deepened.
Aujourd'hui, 50% de la population vit dans des villes et des agglomérations urbaines exposées à des niveaux de plus en plus élevés de polluants atmosphériques. Le NO2 est l’un des polluants les plus présents dans cet environnement et est préoccupant par sa capacité de réduire la fonction pulmonaire en raison de l’exposition de certains groupes de professionnels. L'objectif de cette étude a été de quantifier l'exposition au NO2 des conducteurs de bus, d'évaluer l'existence d'une rédcution du travail respiratoire, de corréler la fonction pulmonaire avec l'action du NO2 et de vérifier si la fonction pulmonaire diminuait en fonction du temps d'exposition au NO2. Il s’agit d’une étude transversale. Les données ont été traitées à l’aide du taux de prévalence auprès des individus âgés de 20 à 60 ans, chauffeurs de bus (Groupe cible) et employés administratifs (Groupe témoin), à Caxias do Sul, RS, Brésil. Les participants ont utilisé un échantillonneur passif de NO2 au travail. Deux campagnes de trois semaines ont été menées en hiver et en été. Des niveaux de NO2 ont été observés à trois endroits hors de la ville: l’un directement affecté par les émissions du trafic, un autre loin de ces émissions et le troisième dans le garage de bus. Les valeurs à la station "trafic" sont plus élevées (47,0%) que celles de la station "baisse", mais inférieures (-16,1%) à celles de la station du garage de bus. Il a été observé que l'exposition des conducteurs au NO2 était supérieure à celle du personnel administratif (p < 0,001) avec une différence de 93,8%. En été, cette différence est plus marquée: 246%. Les conducteurs sont exposés à des valeurs supérieures à la limite de protection de la santé humaine établie par l’OMS (40 μg.m-3), ce qui est plus sévère en hiver qu'en été. Il y a eu des variations à la fois dans le VEF1 et dans le FEF25-75%, ainsi que dans le CVF et le VEF1/CVF, mais aucun changement statistiquement significatif n'a pas été identifié entre les groupes. Certaines études démontrent une association entre les changements respiratoires et une exposition prolongée au NO2. Les résultats montrent que les conducteurs et les passagers peuvent être exposés à des concentrations dangereuses de polluants dans l'air intérieur des autobus. Ce type d'étude devrait donc être poursuivi et approfondi.

Description

Keywords

Condutores de ônibus Dióxido de nitrogênio Poluição atmosférica Poluição do ar Bus drivers Nitrogen dioxide Atmospheric pollution Air pollution Chauffeurs de bus Dioxyde d'azote Pollution atmosphérique Pollution de l'air

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License