Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Estudo de caso: intervenção da fisioterapia num doente com esclerose múltipla

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
PG_10018.pdf100183.78 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A Esclerose Múltipla (EM) é uma doença neurológica que afecta de forma intermitente o Sistema Nervoso Central, podendo desencadear sintomas motores, cerebelares e bulbares, sensoriais, visuais, vesicais e intestinais, sexuais, cognitivos e emocionais, além de complicações secundárias (Santiago, 2000). Com este estudo de caso pretende-se aumentar o conhecimento acerca desta patologia e evidenciar a importância da intervenção da fisioterapia na melhoria da funcionalidade nos indivíduos com EM. O estudo de caso refere-se a um indivíduo portador de EM do sexo masculino com 60 anos de idade, afectado emocionalmente com a patologia devido à perda de funcionalidade e défices no equilíbrio, principalmente na marcha. A intervenção da fisioterapia, após a respectiva avaliação, centrou-se na melhoria da condição física e emocional, do equilíbrio e da marcha, de modo a obter maior independência e qualidade de vida. Deu também muita importância ao ensino e aconselhamento do indivíduo e familiares sobre a patologia. É necessária a intervenção de métodos terapêuticos específicos, além dos fármacos, para ajudar a manter o nível de funcionalidade do indivíduo, bem como desenvolver estratégias para retardar o aparecimento de sequelas e compensar as capacidades perdidas (Sequeira, 2002). A determinação dos objectivos e selecção do tratamento devem ser cuidadosamente planeadas em torno das capacidades e necessidades individuais. O completo envolvimento do indivíduo em todos os estádios do planeamento irá ajudar a assegurar a cooperação do mesmo, sua motivação e auto-confiança (O´Sullivan, 2004).

Description

Projeto de Graduação apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Licenciado em Fisioterapia

Keywords

Esclerose múltipla Fisioterapia Funcionalidade Equilíbrio

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

[s.n.]

CC License