Repository logo
 
Publication

Perceções culturais da ciberviolência de género nos jogos online: um estudo comparativo

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologia
dc.contributor.advisorSacau, Ana
dc.contributor.authorSilva, Andra Ciara Mota Fernandes da
dc.date.accessioned2025-11-21T13:40:43Z
dc.date.available2025-11-21T13:40:43Z
dc.date.issued2025-10-23
dc.description.abstractEste estudo, investiga as dinâmicas de ciberviolência de género em ambientes de jogos virtuais, onde mulheres frequentemente enfrentam discriminação, assédio e abuso. Tendo a ciberviolência de género tantas dimensões, as principais formas de ciberviolência de género aqui discutidas, envolvem o assédio sexual, o ciberstalking, intimidações, ameaças, insultos de género, exclusão e discriminação. O método utilizado é de origem qualitativa, centrado em entrevistas semiestruturadas às mulheres consideradas gamers de Angola, Brasil e Portugal. Foram selecionadas dez participantes de cada país para este estudo. O estudo revelou que a maioria das participantes joga regularmente e está exposta a ciberviolência de género, incluindo insultos e assédio, embora algumas a normalizem. O impacto emocional varia, e as estratégias de mitigação incluem bloqueio, denúncia e ocultação de género, levando, em alguns casos, à redução ou abandono da atividade. Quanto às políticas das plataformas, a maioria das participantes considera-as ineficazes no combate ao problema.por
dc.description.abstractThis study investigates the dynamics of gender-based cyber-violence in virtual gaming environments, where women often face discrimination, harassment, and abuse. Since cyberviolence based on gender has so many dimensions, the main forms of this phenomenon discussed here involves, sexual harassment, cyberstalking, intimidation, threats, gendered insults, exclusion, and discrimination. It was used for this study, a qualitative method, centered on semi-structured interviews with women from Angola, Brazil, and Portugal. A total of ten participants from each country. According to the study, most participants play regularly and are exposed to gender-based cyberviolence, such as insults and assault, despite some normalization. The emotional impact varies, and strategies for mitigating it include hiding their gender, report, and blocking, which can sometimes result in a reduction or cessation of the game activity. About the platform's policies, most users believe they are ineffective in solving the issue.eng
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10284/14764
dc.language.isopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
dc.subjectCiberviolência de género
dc.subjectViolência de género
dc.subjectAssédio online
dc.subjectJogos online
dc.subjectViolência online
dc.subjectViolência em jogos multiplayer
dc.subjectCyberviolence based on gender
dc.subjectGender violence
dc.subjectOnline bullying/harassment
dc.subjectOnline games
dc.subjectOnline violence
dc.subjectViolence on multiplayer games
dc.titlePerceções culturais da ciberviolência de género nos jogos online: um estudo comparativopor
dc.title.alternativeCultural perceptions on gender-based cyberviolence in online games: a comparative studyeng
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia da Justiça: Vítimas de Violência e de Crime

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_36925.pdf
Size:
691.32 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
Dissertação de mestrado_36925
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
4.03 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: