Repository logo
 
Publication

Inteligência emocional e valores em estudantes universitários de áreas do cuidar: um estudo empírico

dc.contributor.authorMeneses, Diana
dc.contributor.authorSilva, Isabel
dc.contributor.authorJólluskin, Gloria
dc.date.accessioned2021-04-16T09:06:50Z
dc.date.available2021-04-16T09:06:50Z
dc.date.issued2020
dc.description.abstractAliadas às particularidades da condição humana, os profissionais das áreas do cuidar lidam diariamente com situações emocionais extremas, evidenciando-se a importância da inteligência emocional e valores neste contexto. Assim ressalva-se a necessidade desta dimensão ser desenvolvida aquando da formação académica. O objetivo é descrever os níveis de inteligência emocional e valores entre estudantes universitários de áreas do cuidar, analisando se existem diferenças estatisticamente significativas entre indivíduos dos dois sexos, alunos que se encontram a frequentar diferentes áreas de estudos e anos de formação quanto ao seu nível de inteligência emocional e valores considerados como sendo importantes para si. Procurou-se, ainda, analisar se existe uma correlação estatisticamente significativa entre a idade e a inteligência emocional e valores. A amostra, constituída por 133 estudantes, dos quais, 56,39% de cursos de áreas do cuidar, maioritariamente do sexo feminino (82,7%), com idades compreendidas entre 19 e 54 anos (M=28,38; DP=9,68). Os participantes responderam ao Questionário Sociodemográfico, Questionário sobre Valores Pessoais, Escala de Valores de Schwartz e Questionário de Competência Emocional. Os resultados mostram que os estudantes de áreas do cuidar têm elevados níveis de inteligência emocional. Os valores pessoais considerados mais importantes pelos universitários são o Relacional, Tradicionalismo, Aventura e Realização Pessoal, sendo os valores humanos mais importantes Benevolência, Universalismo e Hedonismo. Assim, as habilidades de inteligência emocional, assim como os valores podem relacionar-se com o contexto onde os estudantes se inserem, sendo a formação e contextos académicos em áreas do cuidar direcionadas para a interação das emoções e a gestão das mesmas.pt_PT
dc.description.abstractAllied to the particularities of the human condition, care professionals deal daily with extreme emotional situations, so the importance of emotional intelligence and values in this context is evident. Thus, the need for this dimension to be developed during academic training is stressed. The objective is to describe the levels of emotional intelligence and values among university students in care areas, analyzing whether there are statistically significant differences between individuals of both sexes, students who are attending different areas of study and years of training regarding their level of emotional intelligence and values considered important to you. We also sought to analyze whether there is a statistically significant correlation between age and emotional intelligence and values. The sample consisted of 133 students, of which 56.39% of courses in care areas, mainly female (82.7%), aged between 19 and 54 years (M = 28.38, SD = 9.68). Participants answered the Sociodemographic Questionnaire, Personal Values Questionnaire, Schwartz Value Scale and Emotional Competency Questionnaire. The results show that students in caring areas have high levels of emotional intelligence. The personal values considered most important by the university students are Relational, Traditionalism, Adventure and Personal Realization, being the most important human values Benevolence, Universalism and Hedonism. Thus, emotional intelligence skills as well as values can be related to the context in which they are inserted, since the formation and academic contexts in areas of care are directed to the interaction of emotions and their management.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10284/9724
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherUniversidade da Coruña, Servizo de Publicaciónspt_PT
dc.subjectInteligência emocionalpt_PT
dc.subjectValorespt_PT
dc.subjectÁreas do cuidarpt_PT
dc.subjectContexto universitáriopt_PT
dc.subjectEmotional intelligencept_PT
dc.subjectValuespt_PT
dc.subjectCare areaspt_PT
dc.subjectAcademic contextpt_PT
dc.titleInteligência emocional e valores em estudantes universitários de áreas do cuidar: um estudo empíricopt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceCorunha, Espanhapt_PT
oaire.citation.endPage2387pt_PT
oaire.citation.startPage2376pt_PT
oaire.citation.titleActas del XV Congreso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogía/ II Congreso de la Asociación Científica Internacional de Psicopedagogíapt_PT
person.familyNameSilva
person.familyNameJólluskin García
person.givenNameIsabel
person.givenNameGloria
person.identifier2614442
person.identifier1239205
person.identifier.ciencia-id2F13-80E9-8FFB
person.identifier.ciencia-idC419-CF61-BE76
person.identifier.orcid0000-0002-6259-2182
person.identifier.orcid0000-0002-0798-1484
person.identifier.scopus-author-id55999093600
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication65544e3b-1521-4597-928a-ede78a5a05e5
relation.isAuthorOfPublication8331b383-3159-4931-84b0-fa390d8ffba5
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery8331b383-3159-4931-84b0-fa390d8ffba5

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
1 2020_ ATAS.IN_ GJ_Inteligência emocional e valores em estudantes universitários de áreas do cuidar (1).pdf
Size:
590.29 KB
Format:
Adobe Portable Document Format