Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Ansiedade na consulta de odontopediatria nas clínicas pedagógicas de medicina dentária UFP: estudo observacional transversal

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
PPG_39717.pdfProjeto de pós-graduação_397175.43 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Objetivo: Avaliar os níveis de ansiedade dentária e o comportamento das crianças atendidas nas Clínicas Pedagógicas de Medicina Dentária da Universidade Fernando Pessoa, em diferentes momentos da consulta, analisando a influência de variáveis sociodemográficas, do horário da consulta, experiências negativas prévias, necessidade de administração de anestésico ou de utilização de isolamento absoluto e a tipologia do tratamento médico-dentário realizado. Compreender qual a perceção que os responsáveis legais têm relativamente à ansiedade dentária das crianças. Materiais e métodos: Estudo observacional transversal, com uma amostra de 57 crianças entre os 3 e os 16 anos, e respetivos responsáveis legais. Foram aplicadas as escalas CFSS-DS, Venham Picture Test (VPT) e Escala de Frankl. Os dados foram analisados com testes não paramétricos, com nível de significância de 0,05. Resultados: A maioria das crianças apresentou baixos níveis de ansiedade. Apenas a idade demonstrou associação significativa com níveis mais elevados de ansiedade dentária, sendo que crianças mais novas revelaram mais ansiedade. Não foram encontradas diferenças estatísticas relevantes em função do género, horário da consulta, anestesia, isolamento absoluto, tipo de tratamento ou experiências negativas prévias. O comportamento das crianças melhorou ligeiramente após a consulta. A maioria dos responsáveis não percecionou alterações comportamentais associadas à ansiedade. Conclusões: Os níveis de ansiedade nas crianças foram globalmente baixos. A idade revelou-se o único fator com influência estatística. A identificação precoce da ansiedade dentária permite a adoção de estratégias comportamentais personalizadas, contribuindo para uma melhor experiência na consulta odontopediátrica.
Objective: To assess dental anxiety levels and behavior of children seen at the Pedagogical Dental Clinics of Fernando Pessoa University during different stages of the appointment, analyzing the influence of sociodemographic variables, appointment time, previous negative experiences, need for anesthesia or rubber dam use, and the type of dental treatment performed. To understand the legal guardians’ perception of the children's dental anxiety. Materials and Methods: A cross-sectional observational study with a convenience sample of 57 children aged 3 to 16 years and their guardians. The CFSS-DS, Venham Picture Test (VPT), and Frankl Scale were applied. Non-parametric statistical tests were used, with a significance level of 0.05. Results: Most children showed low levels of anxiety. Only age was significantly associated with higher dental anxiety— younger children tended to be more anxious. No significant differences were found based on gender, appointment time, anesthesia, rubber dam use, treatment type, or previous negative experiences. Children's behavior showed slight improvement after the consultation. Most guardians did not perceive behavioral changes linked to anxiety. Conclusions: Overall, children's anxiety levels were low. Age was the only statistically significant influencing factor. Early identification of dental anxiety enables the adoption of tailored behavioral strategies, improving pediatric dental experiences.

Description

Keywords

Ansiedade dentária Frankl scale Venham picture test Children’s fear survey schedule dental-subscale Odontopediatria Criança Dental anxiety Paediatric dentistry Children

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue