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Avaliação de práticas centradas na família na região autónoma da Madeira – consultoria colaborativa

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorSaavedra, Luísa
dc.contributor.authorPacheco, Dora Maria Pinto Ferreira
dc.date.accessioned2019-11-28T09:51:46Z
dc.date.available2019-11-28T09:51:46Z
dc.date.issued2019-11-19
dc.description.abstractTemos presente que uma prática de intervenção precoce eficaz deve basear-se na evidência e ir, assim, ao encontro das práticas centradas na família (PCF). Deste modo, no geral, procuramos avaliar a perceção dos profissionais de Intervenção Precoce na Infância (IPI), das suas práticas tanto nos contextos de integração como nas visitas domiciliárias. Neste estudo, tivemos, como objetivos: (1) aferir se as práticas dos diferentes profissionais, considerando a sua perceção das mesmas, traduzem práticas de intervenção precoce (IP) recomendadas internacionalmente, baseadas em modelos centrados na família e na comunidade; (2) reconhecer variáveis sociodemográficas passíveis de estar associadas às perceções relativas às práticas típicas e ideais; (3) verificar a existência de práticas de consultoria colaborativa na Região Autónoma da Madeira (RAM). Tratou-se de um estudo de cariz quantitativo no qual foram utilizados dois instrumentos de recolha de dados, nomeadamente, uma escala de registo de comportamentos tipo Likert, de 9 pontos e um questionário de dados sociodemográficos, este último visando a caracterização dos diferentes participantes em variáveis como a idade, sexo, entre outras. Ambos foram gentilmente cedidos, para uso na investigação, pela Professora Doutora Tânia Boavida et al., (2015), tendo sido usados num estudo mais alargado realizado no continente. Os resultados obtidos revelam que existe ainda um caminho a percorrer de modo a ser realidade a aproximação às práticas recomendadas internacionalmente na intervenção precoce na infância, visto que os valores obtidos não apresentam práticas de consultoria colaborativa, práticas centradas na família. Conclui-se de um modo geral que as variáveis estudadas exercem pouca influência nas perceções dos profissionais.pt_PT
dc.description.abstractWe are aware that an effective practice in early childhood intervention must be based on evidence, and therefore use family centered practices. So, in general, we search to evaluate the perceptions of the professionals of early childhood intervention In this study we aimed: (1) to verify if the practices of the different professionals, considering their perception of them, translate internationally recommended precocious intervention (IP) practices, based on models centered in the family and the community; (2) recognize sociodemographic variables that can be associated with perceptions of typical and ideal practices; (3) to verify the existence of collaborative consulting practices in the Autonomous Region of Madeira (RAM). This was a quantitative study in which two data collection instruments were used, namely a 9-point Likert-type behavior scale and a sociodemographic data questionnaire, the latter aiming to characterize the different participants in such as age, gender, and others. Both were kindly assigned for use in the research by Professora Doutora Tânia Boavida et al., (2015), and were used in a larger study carried out in the continent. The results show that there is still a way to go in order to be a reality the approach to internationally recommended practices in early childhood intervention, since the values obtained do not present practices of collaborative consultation, practices centered in the family. It is generally concluded that the studied variables exert little influence on the professionals' perceptions.pt_PT
dc.identifier.tid203009673
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10284/8260
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectIntervenção precocept_PT
dc.subjectPráticas centradas na famíliapt_PT
dc.subjectConsultoria colaborativapt_PT
dc.subjectEarly childhoodpt_PT
dc.subjectFamily-centered practicespt_PT
dc.subjectCollaborative consultationpt_PT
dc.titleAvaliação de práticas centradas na família na região autónoma da Madeira – consultoria colaborativapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação: Educação Especial, área de especialização no Domínio da Intervenção Precoce na Infânciapt_PT

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