Publication
Organização de cursos para educação à distância: abordagem UMT
dc.contributor.author | Simonson, Michael | |
dc.date.accessioned | 2012-01-12T09:02:26Z | |
dc.date.available | 2012-01-12T09:02:26Z | |
dc.date.issued | 2011 | |
dc.description.abstract | A literatura da Educação à Distância indicou claramente que a conceção e organização de um curso em linha são indicadores de eficácia – cursos mal concebidos e mal organizados frequentemente fracassam e cursos bem concebidos e organizados são quase sempre eficazes. Por outras palavras, o aluno de um curso ministrado à distância deve ser capaz de entender rapidamente o âmbito e a sequência dos conteúdos do curso, incluindo as estratégias de avaliação usadas para determinar se os resultados de aprendizagem foram atingidos. Este artigo propõe uma abordagem testada na prática para desenhar e fornecer um curso em linha eficiente, a chamada abordagem UMT, onde U representa a Unidade, M para Módulo, e T para Tópico. Os cursos são desenhados em torno das unidades que estão divididas em módulos e os módulos são divididos ainda em tópicos. Assim, um curso típico pode ter 3 unidades, cada uma com 3 ou 4 módulos, cada módulo pode ter 3 tópicos importantes. Este artigo desenvolve essa abordagem básica de desenho pedagógico e discute estratégias de avaliação e atribuição de tempo do aluno, a fim de produzir o curso em linha perfeitamente desenhado. | por |
dc.identifier.citation | Cibertextualidades. Porto. ISSN 1646-4435. 4 (2011) 21-38. | por |
dc.identifier.issn | 1646-4435 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10284/2300 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Edições Universidade Fernando Pessoa. CECLICO - Centro de Estudos Culturais, da Linguagem e do Comportamento | por |
dc.relation.ispartofseries | Cibertextualidades; 4 | |
dc.subject | Trabalho | por |
dc.subject | Desenho pedagógico | por |
dc.subject | Módulo | por |
dc.subject | Pesquisa | por |
dc.subject | Teoria | por |
dc.subject | Unidade | por |
dc.title | Organização de cursos para educação à distância: abordagem UMT | por |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 38 | por |
oaire.citation.startPage | 21 | por |
person.familyName | Simonson | |
person.givenName | Michael | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-3478-7879 | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | article | por |
relation.isAuthorOfPublication | b1263e69-aec4-4d70-affa-e793fd393417 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | b1263e69-aec4-4d70-affa-e793fd393417 |