Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
169.13 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
A literatura da Educação à Distância indicou claramente que a conceção e organização
de um curso em linha são indicadores de eficácia – cursos mal concebidos e mal organizados
frequentemente fracassam e cursos bem concebidos e organizados são quase sempre eficazes.
Por outras palavras, o aluno de um curso ministrado à distância deve ser capaz de entender
rapidamente o âmbito e a sequência dos conteúdos do curso, incluindo as estratégias de avaliação
usadas para determinar se os resultados de aprendizagem foram atingidos.
Este artigo propõe uma abordagem testada na prática para desenhar e fornecer um curso em
linha eficiente, a chamada abordagem UMT, onde U representa a Unidade, M para Módulo, e T
para Tópico. Os cursos são desenhados em torno das unidades que estão divididas em módulos
e os módulos são divididos ainda em tópicos. Assim, um curso típico pode ter 3 unidades, cada
uma com 3 ou 4 módulos, cada módulo pode ter 3 tópicos importantes. Este artigo desenvolve
essa abordagem básica de desenho pedagógico e discute estratégias de avaliação e atribuição de tempo do aluno, a fim de produzir o curso em linha perfeitamente desenhado.
Description
Keywords
Trabalho Desenho pedagógico Módulo Pesquisa Teoria Unidade
Citation
Cibertextualidades. Porto. ISSN 1646-4435. 4 (2011) 21-38.
Publisher
Edições Universidade Fernando Pessoa. CECLICO - Centro de Estudos Culturais, da Linguagem e do Comportamento