Repository logo
 
Publication

Vulnerabilidade ao stress e estratégias de coping nos alunos de enfermagem

dc.contributor.advisorAfonso, Delminapor
dc.contributor.authorMorais, Mónica Alexandra Mendespor
dc.date.accessioned2010-11-18T11:39:52Zpor
dc.date.accessioned2011-10-25T15:07:41Z
dc.date.available2010-11-18T11:39:52Zpor
dc.date.available2011-10-25T15:07:41Z
dc.date.issued2009por
dc.descriptionMonografia apresentada à Universidade Fernando Pessoa para obtenção do grau Licenciada em Enfermagempor
dc.description.abstractO Stress é uma temática bastante em voga hoje em dia. É sabido que se está a tornar uma patologia frequente, em profissionais de saúde, o que torna interessante estudar a vulnerabilidade ao stress nos estudantes com vista a prevenir perturbações mais graves como a Síndrome de Burnout. A escolha deste tema deriva de uma motivação pessoal para o estudo desta perturbação. A amostra em estudo é de 80 inquiridos que frequentam a Licenciatura de Enfermagem na Universidade Fernando Pessoa, sendo 20 alunos de cada ano A média de idades da amostra é de 21,36 anos, 20 são do género masculino (25%) e 60 do género feminino (75), havendo por isso uma predominância do género feminino. A investigação permitiu verificar uma associação inversa entre a presença de vulnerabilidade ao stress e a eficácia de resolução de problemas. Assim, os alunos a frequentar o 1º ano e 4º ano da Licenciatura de Enfermagem apresentam maior vulnerabilidade ao stress e são eles que possuem menor capacidade de resolução de problemas, ou seja sempre que o score de vulnerabilidade ao stress aumenta, as estratégias de coping diminuem. Observou-se também que a maior parte da amostra evita a estratégia pedido de ajuda, confronto e resolução activa de problemas e em contrapartida utiliza de forma eficaz o abandono passivo perante as situações e agressividade externalizada. Em suma, apesar do estudo não ser conclusivo acerca da influência das estratégias de coping utilizadas e a vulnerabilidade do stress, bem como em relação ao ano de licenciatura, parece bem patente que os estabelecimentos de Ensino Superior numa primeira análise, e locais de trabalho, posteriormente, deverão criar estruturas de suporte emocional afim de minorar o impacto do stress na vida dos alunos e recém-licenciados.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10284/1636por
dc.language.isoporpor
dc.publisher[s.n.]por
dc.titleVulnerabilidade ao stress e estratégias de coping nos alunos de enfermagempor
dc.typebachelor thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typebachelorThesispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
MONO_MónicaMorais.pdf
Size:
13.99 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.82 KB
Format:
Plain Text
Description: