Repository logo
 
Publication

Impacto das tecnologias de informação no processo educativo do ensino secundário

dc.contributor.advisorTorres, Josépor
dc.contributor.advisorMoreira, Rui Silvapor
dc.contributor.authorPais, Maria de Fátima Leite Correiapor
dc.date.accessioned2008-07-08T14:35:44Zpor
dc.date.accessioned2011-10-06T14:39:21Z
dc.date.available2008-07-08T14:35:44Zpor
dc.date.available2011-10-06T14:39:21Z
dc.date.issued2007por
dc.descriptionDissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Engenharia Informática, ramo de Sistemas de Informação e Multimédiapor
dc.description.abstractNão será possível mudar a Escola se não considerarmos a sua contextualização neste novo mundo. É óbvia a necessidade de um investimento em recursos tecnológicos mas também é preciso não esquecer que todos os envolvidos no processo devem estar, naturalmente, por dentro desta realidade, de modo a compreenderem e poderem corresponder às solicitações e vantagens da Sociedade da Informação. Neste sentido, será sempre necessário avaliar em que medida as novas tecnologias podem ser utilizadas/incorporadas no processo ensino. Assim, o trabalho apresentado consiste num estudo sobre a influência das Tecnologias de Informação e Comunicação, no processo educativo do ensino secundário. Em particular, este trabalho tem como objectivo principal, avaliar o impacto da utilização de suportes digitais e de uma plataforma de e-learning sobre o processo ensino aprendizagem e na dinâmica na sala de aula. Partimos do pressuposto que a utilização das tecnologias promovem um acréscimo de motivação, de quem recebe e de quem transmite informação, e podem ser uma mais valia, no aumento de aquisição de conhecimentos, e diminuição do abandono escolar. O resultado foi gratificante na medida em que a turma experimental, composta por um maior número de alunos e com menos recursos materiais na sala de aula, conseguiu obter resultados superiores de classificação no final dos dois momentos avaliativos (2º e 3º), que a de controlo. A metodologia usada com as Tecnologias de Informação e Comunicação, originou um acréscimo de motivação ao captar o interesse e participação dos alunos durante as aulas.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10284/475por
dc.language.isoporpor
dc.publisher[s.n.]por
dc.titleImpacto das tecnologias de informação no processo educativo do ensino secundáriopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
MariaPais.pdf
Size:
1.07 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.82 KB
Format:
Plain Text
Description: