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Impacto das tecnologias de informação no processo educativo do ensino secundário
dc.contributor.advisor | Torres, José | por |
dc.contributor.advisor | Moreira, Rui Silva | por |
dc.contributor.author | Pais, Maria de Fátima Leite Correia | por |
dc.date.accessioned | 2008-07-08T14:35:44Z | por |
dc.date.accessioned | 2011-10-06T14:39:21Z | |
dc.date.available | 2008-07-08T14:35:44Z | por |
dc.date.available | 2011-10-06T14:39:21Z | |
dc.date.issued | 2007 | por |
dc.description | Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Engenharia Informática, ramo de Sistemas de Informação e Multimédia | por |
dc.description.abstract | Não será possível mudar a Escola se não considerarmos a sua contextualização neste novo mundo. É óbvia a necessidade de um investimento em recursos tecnológicos mas também é preciso não esquecer que todos os envolvidos no processo devem estar, naturalmente, por dentro desta realidade, de modo a compreenderem e poderem corresponder às solicitações e vantagens da Sociedade da Informação. Neste sentido, será sempre necessário avaliar em que medida as novas tecnologias podem ser utilizadas/incorporadas no processo ensino. Assim, o trabalho apresentado consiste num estudo sobre a influência das Tecnologias de Informação e Comunicação, no processo educativo do ensino secundário. Em particular, este trabalho tem como objectivo principal, avaliar o impacto da utilização de suportes digitais e de uma plataforma de e-learning sobre o processo ensino aprendizagem e na dinâmica na sala de aula. Partimos do pressuposto que a utilização das tecnologias promovem um acréscimo de motivação, de quem recebe e de quem transmite informação, e podem ser uma mais valia, no aumento de aquisição de conhecimentos, e diminuição do abandono escolar. O resultado foi gratificante na medida em que a turma experimental, composta por um maior número de alunos e com menos recursos materiais na sala de aula, conseguiu obter resultados superiores de classificação no final dos dois momentos avaliativos (2º e 3º), que a de controlo. A metodologia usada com as Tecnologias de Informação e Comunicação, originou um acréscimo de motivação ao captar o interesse e participação dos alunos durante as aulas. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10284/475 | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | [s.n.] | por |
dc.title | Impacto das tecnologias de informação no processo educativo do ensino secundário | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | restrictedAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |