Repository logo
 
Publication

Training to communicate effectively: documentary comparative analysis of the portuguese training offer

dc.contributor.authorQueirós, Sílvia
dc.contributor.authorMeneses, Rute
dc.contributor.authorCouto, Germano
dc.date.accessioned2023-09-05T15:38:30Z
dc.date.available2023-09-05T15:38:30Z
dc.date.issued2023-03-28
dc.date.updated2023-09-01T11:59:46Z
dc.description.abstractIntrodução: A formação específica e adequada dos profissionais de saúde em comunicação clínica revela-se de extrema importância para uma boa relação comunicativa com o paciente. Objetivo: Analisar formações pós-graduadas e profissionais em comunicação clínica ou competências de comunicação, destinadas a fisioterapeutas, existentes em Portugal, através de uma análise comparativa documental. Métodos: Realizada pesquisa online, em diferentes sites de empresas de formação específica para fisioterapeutas e/ou profissionais de saúde, assim como nas páginas online das diferentes universidades e institutos politécnicos portugueses, com formação pós-graduada e profissional destinada a fisioterapeutas, e ainda nos sites da Associação Portuguesa de Fisioterapeutas e na Sociedade Portuguesa de Comunicação Clínica. Resultados: A pesquisa permitiu identificar oito ofertas formativas na área da comunicação clínica destinadas a fisioterapeutas. Os cursos foram analisados e comparados relativamente à designação da formação, do seu regime, tipologia, destinatários, local de realização, data de realização, entidade formadora, habilitações do formador, carga horária, objetivos, conteúdos programáticos, tipo de avaliação, classificação e grau académico/profissional conferido (se aplicável). Todos os cursos são de carácter teórico-pratico, com carga horária a variar entre oito e 100 horas, seis cursos presenciais e dois em formato online. Todos os cursos eram destinados a grupos de profissionais de saúde de diversas áreas, nenhum destinado especificamente a fisioterapeutas. Verificou-se bastante homogeneidade relativamente aos conteúdos programáticos e metodologias de ensino. Conclusão: O estudo permitiu identificar e caracterizar a oferta formativa em comunicação clínica disponível em Portugal, destinados a fisioterapeutas, que permitem melhorar a relação de comunicação fisioterapeuta-utente. Permitiu ainda identificar as principais necessidades formativas neste contexto. A informação disponível revelou diversas convergências e divergências na oferta formativa identificada, contudo verificou-se que a metodologia de ensino foi de caráter expositivo teórico e prático com a visualização de vinhetas clínicas, atividades de role-play e entrevista com pacientes simulados, embora não tenha sido possível identificar a metodologia de avaliação dos cursos.pt_PT
dc.description.abstractIntroduction: Health professionals' specific and adequate training in clinical communication is of utmost importance for adequate communication with the patient. Objective: To analyze postgraduate and professional training courses in clinical communication or communication skills, for physiotherapists, in Portugal through a documental comparative analysis. Methods: Online research was conducted in training organizations for physiotherapists and/or health professionals and online pages of different universities and polytechnic institutes with postgraduate and professional training for physiotherapists. Results: The search allowed the identification of eight training courses in clinical communication aimed at physiotherapists. The courses were analyzed and compared in training, recipients, hours, objectives, syllabus, teaching methodology, and assessment type. All courses are theoretical-practical, with a workload ranging from eight to 100 hours, six face-to-face courses, and two online. All programs were addressed to health professionals from different areas, and none specifically addressed physiotherapists. There was considerable homogeneity regarding syllabus content and teaching methodologies. Conclusion: The study allowed identifying and characterizing the training courses in clinical communication available in Portugal, aimed at physiotherapists, which improves the physiotherapist-patient communication relationship. The teaching methodology was expository, theoretical, and practical, with the visualization of clinical vignettes, role-play activities, and interviews with simulated patients.pt_PT
dc.description.abstractIntroducción: La formación específica y adecuada de los profesionales sanitarios en comunicación clínica es sumamente importante para una buena relación comunicativa con el paciente. Objetivo: Analizar la formación de postgrado y profesional en comunicación clínica/sanitaria o habilidades de comunicación para fisioterapeutas, existentes en Portugal, a través de un análisis comparativo de documentos. Métodos: Realizó investigación en línea, en diferentes sitios de empresas de formación específica para fisioterapeutas y / o profesionales de la salud, así como en las páginas en línea de diferentes universidades e institutos politécnicos portugueses, con formación profesional y de posgrado dirigida a fisioterapeutas, así como en los sitios web de la Asociación Portuguesa de Fisioterapeutas y la Sociedad Portuguesa de Comunicación Clínica. Resultados: La investigación permitió identificar ocho ofertas de capacitación en el área de comunicación clínica para fisioterapeutas.Los cursos fueron analizados y comparados en relación con la designación de la formación, su régimen, tipología, destinatarios, lugar de realización, fecha de realización, entidad formativa, cualificaciones del formador, carga de trabajo, objetivos, contenido programático, tipo de evaluación, clasificación y titulación académica/profesional conferida (en su caso). Todos los cursos son teóricos y prácticos, con una carga de trabajo que oscila entre las ocho y las 100 horas, seis cursos presenciales y dos en formato online. Todos los cursos estaban dirigidos a grupos de profesionales de la salud de diversas áreas, ninguno dirigido específicamente a fisioterapeutas. Hubo una gran homogeneidad en cuanto a los contenidos programáticos y las metodologías de enseñanza. Conclusión: El estudio permitió identificar y caracterizar la oferta formativa en comunicación clínica disponible en Portugal, dirigida a fisioterapeutas, que permite mejorar la relación de comunicación fisioterapeuta-usuario. También identificó las principales necesidades formativas en este contexto. La información disponible reveló varias convergencias y divergencias en la oferta formativa identificada, sin embargo se encontró que la metodología docente era de carácter expositivo teórico-práctico con la visualización de viñetas clínicas, actividades de role-play y entrevistas con pacientes simulados, aunque no fue posible identificar la metodología de evaluación de los cursos.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationQueirós, S., Meneses, R., & Couto, G. (2023). Training to communicate effectively: documentary comparative analysis of the portuguese training offer. Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health, 2(21), 1-9, e27275.pt_PT
dc.identifier.doi10.29352/mill0220.27275pt_PT
dc.identifier.eissn1647-662X
dc.identifier.issn0873-3015
dc.identifier.slugcv-prod-3330531
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10284/11995
dc.language.isoengpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Viseupt_PT
dc.relation.ispartofseries2;
dc.subjectComunicação clínicapt_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectFormaçãopt_PT
dc.subjectFisioterapeutaspt_PT
dc.subjectClinical communicationpt_PT
dc.subjectEducationpt_PT
dc.subjectTrainingpt_PT
dc.subjectPhysiotherapistspt_PT
dc.subjectComunicación clínicapt_PT
dc.subjectEducaciónpt_PT
dc.subjectCapacitaciónpt_PT
dc.titleTraining to communicate effectively: documentary comparative analysis of the portuguese training offerpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceViseu, Portugalpt_PT
oaire.citation.endPage9pt_PT
oaire.citation.issue21pt_PT
oaire.citation.startPage1pt_PT
oaire.citation.titleMillenium - Journal of Education, Technologies, and Healthpt_PT
person.familyNameMeneses
person.familyNameCouto
person.givenNameRute F
person.givenNameGermano
person.identifierdCk1KLoAAAAJ
person.identifier.ciencia-id9210-F958-128F
person.identifier.ciencia-id771E-D93B-8E21
person.identifier.orcid0000-0002-7189-3139
person.identifier.orcid0000-0002-5423-7375
person.identifier.scopus-author-id23397995100
person.identifier.scopus-author-id57197548468
rcaap.cv.cienciaid9210-F958-128F | Rute F Meneses
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationa9d1eeee-dfee-4191-a92a-bc03a44e6595
relation.isAuthorOfPublication6c338f47-bf07-46dd-a481-faa6b7859871
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery6c338f47-bf07-46dd-a481-faa6b7859871

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Training to communicate effectively: documentary comparative analysis of the portuguese training offer.pdf
Size:
558.01 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.64 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: