Repository logo
 
Publication

Estudo de caso sobre o processo de avaliação de desempenho no Centro Infantil 1 de Junho

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorCunha, Pedro
dc.contributor.authorCadete, Vanda Isabel Veríssimo e Costa
dc.date.accessioned2018-01-19T17:48:54Z
dc.date.available2018-01-19T17:48:54Z
dc.date.issued2018-01-18
dc.description.abstractCom a rápida evolução do mundo empresarial decorrente da era da informação e da globalização, exigindo muito mais de quem pretende manter-se num mercado bastante competitivo como é o actual, tornou-se uma obrigatoriedade controlar a qualidade dos produtos e serviços oferecidos e rever o tratamento dado às pessoas que cuidam destas organizações. Assim, surge a avaliação de desempenho considerada como uma das mais importantes ferramentas de gestão quando bem implementada, que permite ao empregador conhecer melhor os seus colaboradores através da medição do desempenho de cada colaborador, tendo conjuntamente como meta, a formação de uma equipa de trabalho com Objectivos comuns. Desta forma pensou-se em desenvolver este tema com a intenção de ajudar os colaboradores e os gestores a perceberem a importância deste valioso recurso e a melhorarem a sua relação de trabalho, conhecendo alguns aspectos relacionados com a gestão e a avaliação de desempenho em benefício dos próprios colaboradores e da empresa. Este estudo revelou que 48% dos colaboradores concorda que a avaliação de desempenho permite conhecer o seu próprio potencial de desempenho e assim analisar que aspectos devem ser melhorados. Isto parece ser um facilitador para o alcance dos objectivos traçados, o desenvolvimento e crescimento da organização e dos seus colaboradores. O trabalho é apresentado de forma descritiva, dando ênfase ao tratamento dado às pessoas no desempenho de suas competências, tudo isto com base em referências bibliográficas, observação e inquéritos dirigidos aos funcionários de uma das instituições de infância da Sonangol Empresa Pública. O método de pesquisa utilizado é o quantitativo, com a intenção de realizar um trabalho objectivo, com resultados quantificados baseados na análise dos dados recolhidos e a técnica de investigação escolhida é o inquérito por questionário, construído por perguntas do tipo fechadas, objectivas e claras de forma a irem ao encontro do entendimento dos inqueridos. A empresa possui três instituições de infância que vivem os mesmos problemas em relação à avaliação de desempenho mas, a recolha da amostra foi feita na instituição que possui o maior número de trabalhadores com uma amostra representativa de 60 colaboradores distribuídos pelas diferentes funções necessárias aos cuidados diários das crianças. Os resultados obtidos da análise dos dados recolhidos das informações fornecidas pelos colaboradores permitiram-nos concluir que as questões apresentadas foram ultrapassadas, mostrando-nos que existe conhecimento dos chefes de equipa e dos colaboradores em relação ao tema em estudo. Vimos que apesar de só 33% dos chefes de equipa já possuírem alguma experiência em gestão derivada dos serviços prestados a outras empresas, 67% deles concorda que quando foram indicados para ocupar cargos de gestão a Sonangol preocupou-se em capacitá-los para tal. Outro facto a destacar é que 59% dos colaboradores concordam que foi preocupação da Sonangol formá-los para a realização do processo de avaliação de desempenho mostrando a importância e os benefícios trazidos pelo mesmo.pt_PT
dc.description.abstractDue to the fast evolution in the business world, consequently of the age of information and globalization, requiring much more from those who want to remain into a very competitive market like the current, it has become a requirement to review the treatment given to each person who cares for these organizations. Thus, performance evaluation is considered as one of the most important management tools when well implemented, which allows the employer to get to know his employees better by measuring the performance of each employee, having as a goal, the formation of a work team Objectives. Thus it was thought to develop this topic with the intention of helping employees and managers to realize the importance of this valuable resource and to improve their working relationship knowing some aspects related to the management and performance evaluation for the benefit of the company. This research revealed that 48% of employees agree that the performance evaluation allows knowing your own potential accomplishment and thus analyzing what aspects should be improved. This seems to be a easy way to reach the goals, the development and growth of the company and its collaborators. The work is presented in a descriptive way, making emphasis to the treatment of people in performing their tasks, all based on references, observation and surveys directed to employees of one of the Sonangol Group childhood public institutions. The research method used is quantitative with the intention of carrying out a specific work, with quantified results based on the analysis of collected data. The chosen research technique is based on a survey, built by questions such as closed, objective and clearly to better understanding of the surveyed. The company has three childhood organization that live the same problems regarding the management and performance evaluation but all data was collected from the one that has the largest number of workers with a representative number of 60 employees distributed among the different functions necessary to daily care of children. The results obtained from the statistics collected from information provided by employees allowed us to conclude that the issues presented were outdated, showing us that there is knowledge of the team leaders and employees about the topic under study. We have seen that although only 33% of team leaders already have some experience in management as a result of the service provided to other companies, 67% agree that when they were asked to occupier management positions the company concerned to prepare them to do well. Another fact is that 59% of employees agree that Sonangol Group was interested to training them to carry out the performance evaluation process showing the importance and the benefits brought for themselves.pt_PT
dc.identifier.tid202447626
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10284/6407
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectGestãopt_PT
dc.subjectDesempenhopt_PT
dc.subjectAvaliaçãopt_PT
dc.subjectManagementpt_PT
dc.subjectPerformancept_PT
dc.subjectEvaluationpt_PT
dc.titleEstudo de caso sobre o processo de avaliação de desempenho no Centro Infantil 1 de Junhopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências Empresariaispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DM_Vanda Isabel Veríssimo e Costa Cadete.pdf
Size:
1.66 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: