Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A comunicação familiar e o autoconceito dos adolescentes: perspetiva dos filhos

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DM_35297.pdf352971.35 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

No cerne do presente estudo encontra-se o intuito primordial de verificar qual o reflexo que a comunicação familiar tem no autoconceito dos adolescentes, segundo os filhos. Com o decurso da investigação objetivou-se a pretensão em aferir incongruências constatadas durante a revisão da literatura acerca do autoconceito. Tratando-se de um estudo transversal e quantitativo a produção da presente investigação contou com 41 participantes, de ambos os sexos (51,2% sexo masculino e 48.8% sexo feminino) com idades compreendidas entre os 10 e o 16 anos (M=13,73; Dp=2,025), tendo sido utilizados os seguintes instrumentos: Questionário sociodemográfico; Parent-Adolescent Communication Scale(PACS); e por último a Escala de Autoconceito de Adolescentes – Versão Reduzida (EAA-VR30). A condução deste estudo segue uma abordagem metodológica objetiva e ética, a qual careceu de aprovação por parte da comissão de ética da Universidade Fernando Pessoa, sendo posteriormente realizadas articulações com instituições de ensino de forma a coletar dados, tendo em consideração os objetivos afetos ao mesmo. A coleta de dados decorre de um processo metodológico em articulação com diversas entidades, o qual careceu inequivocamente de pareceres e consentimentos positivos à realização desta investigação, além dos mencionados, especialmente junto dos encarregados de educação e dos participantes, estes últimos sob a forma de assentimento informado, de forma a indicar a sua autorização e participação voluntária no estudo, posteriormente à administração dos instrumentos supramencionados todo o material foi destruído após a inserção dos dados no SPSS – Statistical Package for Social Sciences (versão 29), programa este utilizado para o tratamento dos dados. Os resultados mais significativos obtidos, através do presente estudo são a existência de correlação entre a comunicação familiar e o autoconceito dos filhos, sendo que os filhos(sexo masculino) percecionam a comunicação de forma mais positiva com ambos os pais, respeitantemente à comunicação aberta com a mãe, há diferenças significativas entre os 10 e 12 anos e os 15 e 16 anos, sendo a favor entre os 10 e 12 anos, contudo relativamente aos problemas de comunicação verifica-se que há mais problemas comunicacionais com a mãe entre os 15 e 16 anos de idade dos filhos.
At the heart of this study is the primary aim of verifying the impact that family communication has on adolescent´s self-concept. Throughout the course of the investigation, the aim was to assess discrepancies identified during the literature review on self-concept. This is a cross-sectional, quantitative study which involved 41 participants of both sexes (51.2% male and 48.8% female) aged between 10 and 16 years (M=13.73;Dp=2.025), using the following instruments: Sociodemographic questionnaire; Parent-Adolescent Communication Scale (PACS); and finally the Adolescent Self-Concept Scale - Reduced Version (EAA-VR30). This study follows an objective and ethical methodological approach, which required approval from the ethics committee of the Fernando Pessoa University, and was subsequently coordinated with educational institutions in order to collect data, taking into account the objectives of the study. Data collection is the result of a methodological process in conjunction with various entities, which unequivocally required positive opinions and consents to carry out this research, in addition to those mentioned, especially from the parents and participants, the latter in the form of informed consent, in order to indicate their authorization and voluntary participation in the study, after the administration of the aforementioned instruments all the material was destroyed after inserting the data into SPSS - Statistical Package for Social Sciences (version 29), the program used for data processing. The most significant results obtained through this study are the existence of a correlation between family communication and children's self-concept, with male children perceiving communication more positively with both parents, with regard to open communication with the mother, there are significant differences between the ages of 10 and 12 and 15 and 16, in favor between the ages of 10 and 12, however with regard to communication problems, there are more communication problems with the mother between the ages of 15 and 16 of the children.

Description

Keywords

Comunicação familiar Adolescência Adolescente Autoconceito Family communication Adolescence Adolescent Self-concept

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License