Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Saúde mental e nível de atividade física em estudantes do ensino superior

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Giesta & Fonte Abstract 2016.pdf11.33 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Sendo o estilo de vida um dos determinantes que influenciam a saúde e pela necessidade do estudo da saúde mental como um todo, compreende-se o nível de atividade física como um fator com possíveis implicações no que respeita à saúde mental, com benefícios a nível físico, psicológico e social. O objetivo geral do estudo é caraterizar e analisar a relação entre a saúde mental e o nível de atividade física em estudantes do ensino superior, participaram no mesmo 164 estudantes com idades compreendidas entre os 18 e os 54 anos. Recorreu-se a um questionário sociodemográfico, Versão Portuguesa da Escala de Bem-Estar Mental de Warwick-Edinburgh (WEMWBS), Escala Continuum de Saúde Mental (MHC-SF), Escala de Ansiedade, Depressão e Stress (EADS-21) e Questionário Internacional de Atividade Física (IPAQ). A amostra apresenta baixos níveis de psicopatologia, altos níveis de saúde mental positiva e níveis de atividade física muito homogéneos. Contrariamente ao esperado, não foi encontrada uma associação significativa entre a saúde mental (quer ao nível da psicopatologia e da saúde mental positiva) e o nível de atividade física. Contudo, quando os níveis de bem-estar aumentam os níveis de doença mental diminuem e vice-versa. Sendo demonstrada a importância da promoção do bem-estar /saúde mental positiva, na prevenção da doença mental em estudantes do ensino superior.

Description

Keywords

Actividade Física Saúde Mental Estudantes Ensino Superior

Citation

Giesta, L.; Fonte, C.. (2016). "Saúde mental e nível de atividade física em estudantes do ensino superior"[Mental health and physical activity level in students of higher education], Revista Psicologia Educação e Cultura, 1: 153 - 171.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Superior Politécnico de Gaya

CC License