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O processo de autonomização em crianças e jovens em situação de acolhimento

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Abstract(s)

O presente projeto de intervenção foi realizado no âmbito do Projeto de Graduação para a obtenção do grau de Licenciatura em Criminologia, com o objetivo de compreender qual o impacto do acolhimento, tanto na transição para a instituição como na saída da mesma para a situação de pós acolhimento, e os fatores que a influenciam, bem como o processo de autonomização em crianças e jovens em situação de acolhimento. Além do desafio que é uma experiência de acolhimento institucional, estes jovens enfrentar inoportunamente a necessidade de se tornarem autónomos e adquirir responsabilidades que num seio familiar sem fatores de risco, não seria evidenciado tão prematuramente. Com este projeto, pretende-se evidenciar as competências necessárias para a transição segura dos jovens para a autonomia de vida, tendo sempre em conta as suas características individuais. Na ausência da sua retaguarda familiar, deve ser a instituição a garantir o apoio necessário para o desenvolvimento integral e saudável da criança e/ou jovem. Infelizmente nem sempre este processo é conseguido da forma mais fácil, muitas vezes, devido à qualidade do acolhimento e à falta de preocupação dos técnicos e cuidadores responsáveis. Em Portugal, ainda se verifica um elevado número de jovens em situação de acolhimento, que não se sentem integrados e acabam por enveredar por caminhos nocivos para si e para os outros. Neste sentido, o presente projeto procura elaborar algumas estratégias que após análise da literatura científica se demonstram necessárias e de fácil e rápida aplicação para diminuir os aspetos negativos da institucionalização. Foi ainda elaborada uma proposta de intervenção denominada “Cuidar para Prevenir: desenvolver competências para a vida”, que procura através de várias atividades de role play ajudar os jovens em acolhimento a desenvolver competências para a autonomia, bem como, a ajudar os profissionais a estarem melhor preparados para trabalhar com estes jovens.
The present study was carried out within the scope of the Graduation Project to obtain the Degree in Criminology, with the objective of understanding the impact of foster homes, both in the transition to the institution and in its exit to the post childcare facilitys situation, and the factors that influence it, as well as the process of autonomy in children and young people in foster care. In addition to the challenge that is an experience of institutional care, these young people inopportunely face the need to become autonomous and acquire responsibilities that in a family environment without risk factors, would not be evidenced so prematurely. With this project, it is intended to highlight the skills necessary for the safe transition of young people to autonomy in life, always taking into account their individual characteristics. In the absence of their family support, the institution must guarantee the necessary support for the integral and healthy development of the child and/or young person. Unfortunately, this process is not always achieved in the easiest way, often due to the quality of foster care and the lack of concern of technicians and responsible caregivers. In Portugal, there is still a high number of young people in a foster care situation, who do not feel integrated and end up taking harmful paths for themselves and for others. In this sense, the present study seeks to develop some strategies that, after an analysis of the scientific literature, prove necessary and of easy and quick application to reduce the negative aspects of institutionalization. An intervention proposal called “Caring for Prevention: developing skills for life” was also prepared, which seeks through various role play activities to help young people in foster care to develop skills for autonomy, as well as to help professionals to be better prepared to work with these young people.

Description

Projeto de Graduação apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Licenciada em Criminologia

Keywords

Acolhimento Autonomização Programa de intervenção Institucionalização Foster care Autonomy Intervention program Institutionalization

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

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Publisher

[s.n.]

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