Repository logo
 
Publication

Formação de competências éticas na licenciatura em Enfermagem: uma revisão de literatura

dc.contributor.advisorMartins, Alice
dc.contributor.authorFernandes, João Carlos Pinto Regadas Marinho
dc.date.accessioned2016-04-19T14:03:43Z
dc.date.available2016-04-19T14:03:43Z
dc.date.issued2015
dc.descriptionProjeto de Graduação apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de licenciado em Enfermagempt_PT
dc.description.abstractA presente investigação surge no âmbito do currículo pedagógico do 4º ano da Licenciatura em Enfermagem da Universidade Fernando Pessoa, pretendendo-se perceber como são desenvolvidas as competências éticas do estudante da licenciatura em Enfermagem aquando da formação inicial. Este projecto de graduação tem por base um estudo de revisão bibliográfico que envolveu uma pesquisa, virtual e em espaço físico, de artigos científicos e teses de mestrado e doutoramento nos motores de busca científicos da internet como o Pubmed, Scielo e a Medline com o período restrito para a busca dos artigos de 1998 a 2012, entendendo-se como sendo este o período onde se verificaram as alterações mais relevantes. Observou-se nos resultados obtidos que: todos os estudantes de enfermagem, pela própria etiologia da profissão, se deparam com dilemas éticos ao longo da prática clínica; apesar das directrizes impostas pela OE para o ensino da Ética, apenas cinco instituições nacionais cumprem o estipulado; apesar das alterações curriculares que sofreu o ensino da Ética está ainda vinculado a valores cristãos; a maturação ética dos estudantes ocorre ao longo do curso, tendo as estratégias, como a problematização e a promoção de diálogos sobre dilemas éticos, especial impacto; a metodologia adoptada pelos docentes não está de acordo com a teoria educacional do desenvolvimento por competências, ora por acomodação ora por resistência. Apontam ainda para a necessidade de se repensar e reformular o ensino da Ética em Enfermagem, visando-se a transversalidade da disciplina e o envolvimento de todos os docentes na mesma, e propondo-se um acompanhamento ético efectivo ao longo dos estágios, por ser esta a altura onde mais são experienciados os dilemas éticos.pt_PT
dc.description.abstractThis research appears in the educational curriculum of the 4th year of the Bachelor of Nursing at the University Fernando Pessoa, intending to realize how development of ethical responsibilities of student degree in Nursing at the time of initial training occurs. This graduation project is based on a literature review study involving a survey, in virtual and physical spaces, of scientific articles and master's and doctoral theses in scientific Internet search engines such as Pubmed, Scielo and Medline with the period restricted to search for articles from 1998 to 2012, it being understood as being the period which saw the most relevant changes. Observed the results, it can be conclude that all nursing students, by the etiology of the profession, face ethical dilemmas along the clinical practice; despite the guidelines imposed by OE for the teaching of ethics, only five national institutions comply; despite the curricular changes that suffered the ethics teachings is still tied to Christian values; ethics maturation of students occurs throughout the course, with strategies such as questioning and promoting dialogues on ethical dilemmas having special impact; the methodology used by teachers is not in accordance with the educational theory of development by skills, by accommodation or resistance. Is also pointing to the need to rethink and reformulate the teaching of Ethics in Nursing, aiming at the mainstreaming of discipline and the involvement of all teachers in it, and proposing an effective ethical monitoring over the stages, since this the height where most of the ethical dilemmas are experienced.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10284/5365
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisher[s.n.]pt_PT
dc.subjectEstudantes de enfermagempt_PT
dc.subjectEnfermagempt_PT
dc.subjectÉticapt_PT
dc.subjectCompetências éticaspt_PT
dc.subjectEnsinopt_PT
dc.subjectNursing studentspt_PT
dc.subjectNursingpt_PT
dc.subjectEthicspt_PT
dc.subjectEthical skillspt_PT
dc.subjectEducationpt_PT
dc.titleFormação de competências éticas na licenciatura em Enfermagem: uma revisão de literaturapt_PT
dc.typebachelor thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebachelorThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
PG_16923.pdf
Size:
495.35 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
PG_16923
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: