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Formação de competências éticas na licenciatura em Enfermagem: uma revisão de literatura

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Abstract(s)

A presente investigação surge no âmbito do currículo pedagógico do 4º ano da Licenciatura em Enfermagem da Universidade Fernando Pessoa, pretendendo-se perceber como são desenvolvidas as competências éticas do estudante da licenciatura em Enfermagem aquando da formação inicial. Este projecto de graduação tem por base um estudo de revisão bibliográfico que envolveu uma pesquisa, virtual e em espaço físico, de artigos científicos e teses de mestrado e doutoramento nos motores de busca científicos da internet como o Pubmed, Scielo e a Medline com o período restrito para a busca dos artigos de 1998 a 2012, entendendo-se como sendo este o período onde se verificaram as alterações mais relevantes. Observou-se nos resultados obtidos que: todos os estudantes de enfermagem, pela própria etiologia da profissão, se deparam com dilemas éticos ao longo da prática clínica; apesar das directrizes impostas pela OE para o ensino da Ética, apenas cinco instituições nacionais cumprem o estipulado; apesar das alterações curriculares que sofreu o ensino da Ética está ainda vinculado a valores cristãos; a maturação ética dos estudantes ocorre ao longo do curso, tendo as estratégias, como a problematização e a promoção de diálogos sobre dilemas éticos, especial impacto; a metodologia adoptada pelos docentes não está de acordo com a teoria educacional do desenvolvimento por competências, ora por acomodação ora por resistência. Apontam ainda para a necessidade de se repensar e reformular o ensino da Ética em Enfermagem, visando-se a transversalidade da disciplina e o envolvimento de todos os docentes na mesma, e propondo-se um acompanhamento ético efectivo ao longo dos estágios, por ser esta a altura onde mais são experienciados os dilemas éticos.
This research appears in the educational curriculum of the 4th year of the Bachelor of Nursing at the University Fernando Pessoa, intending to realize how development of ethical responsibilities of student degree in Nursing at the time of initial training occurs. This graduation project is based on a literature review study involving a survey, in virtual and physical spaces, of scientific articles and master's and doctoral theses in scientific Internet search engines such as Pubmed, Scielo and Medline with the period restricted to search for articles from 1998 to 2012, it being understood as being the period which saw the most relevant changes. Observed the results, it can be conclude that all nursing students, by the etiology of the profession, face ethical dilemmas along the clinical practice; despite the guidelines imposed by OE for the teaching of ethics, only five national institutions comply; despite the curricular changes that suffered the ethics teachings is still tied to Christian values; ethics maturation of students occurs throughout the course, with strategies such as questioning and promoting dialogues on ethical dilemmas having special impact; the methodology used by teachers is not in accordance with the educational theory of development by skills, by accommodation or resistance. Is also pointing to the need to rethink and reformulate the teaching of Ethics in Nursing, aiming at the mainstreaming of discipline and the involvement of all teachers in it, and proposing an effective ethical monitoring over the stages, since this the height where most of the ethical dilemmas are experienced.

Description

Projeto de Graduação apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de licenciado em Enfermagem

Keywords

Estudantes de enfermagem Enfermagem Ética Competências éticas Ensino Nursing students Nursing Ethics Ethical skills Education

Pedagogical Context

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[s.n.]

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