Publication
Avaliação na Organização Escolar
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Alves, Maria da Piedade Gonçalves Lopes | |
dc.contributor.author | Cruz, Maria Bernadete Costa | |
dc.date.accessioned | 2016-05-14T09:51:55Z | |
dc.date.available | 2016-05-14T09:51:55Z | |
dc.date.issued | 2015-07-30 | |
dc.description.abstract | Esta pesquisa foi realizada na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José de Alencar, Localizada na Cidade de Santarém, Estado do Pará/Brasil, a qual se objetivou compreender a avaliação como suporte e instrumento para um redirecionamento do processo ensino/aprendizagem nos demais níveis educacionais. Trilhou-se duplo caminho no decorrer da pesquisa, sendo que o primeiro foi a consulta bibliográfica abordando a temática Avaliação na Organização Escolar. O segundo momento ocorreu com a coleta de dados, através da aplicação de questionários a docentes, discentes e gestor educacional, utilizou-se uma análise qualitativa e participativa, levando aà reflexão sobre as diferentes percepções dos entrevistados. Constatou-se durante a pesquisa que a avaliação no âmbito educacional é puramente somativa, apresentando as multifacetas e dimensões dentro do processo avaliativo, utilizada para fim classificatório, atendendo às exigências do sistema vigente, tendo como principal instrumento de aplicação a prova propriamente dita. O presente trabalho apresenta algumas reflexões para que professores, gestores e alunos possam repensar o sentido real da avaliação como uma prática pedagógica, encarando-a como um instrumento primordial na busca de acertos e o aperfeiçoamento dos procedimentos de ensino e avaliação no âmbito educacional, desmistificando o dilema que a envolve. | pt_PT |
dc.description.abstract | This research was carried at the José de Alencar State Elementary and Middle School, located in the city of Santarem, Pará State / Brazil, aiming at understanding the evaluation as support and instrument for a redirection of the teaching / learning process in other educational levels. Two ways were followed during the research, the first of which was the bibliographical research addressing the topic Assessment in School Organization. The second moment came with the collection of data through questionnaires to teachers, students and educational headmaster, we used a qualitative and participatory analysis, thinking about the different perceptions of respondents. It was found during the research that evaluation in the educational context is purely summative, presenting several dimensions in the evaluation process used for classification to meet the requirements of the current system, having as the main instrument for implementing the test itself. This paper presents some reflections for teachers, administrators and students to rethink the real sense of the assessment as a pedagogical practice, viewing it as a key instrument in the search for adjustments and the improvement of teaching and evaluation procedures in the educational context, demystifying the dilemma that surrounds it. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201134624 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10284/5396 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Avaliação | pt_PT |
dc.subject | Alunos | pt_PT |
dc.subject | Professores | pt_PT |
dc.subject | Diretor | pt_PT |
dc.subject | Escola | pt_PT |
dc.subject | Assessment | pt_PT |
dc.subject | Students | pt_PT |
dc.subject | Teachers | pt_PT |
dc.subject | Headmaster | pt_PT |
dc.subject | School | pt_PT |
dc.title | Avaliação na Organização Escolar | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Docência e Gestão da Educação, especialização em Administração Escolar e Administração Educacional | pt_PT |