Repository logo
 
Publication

O processo do planejamento estratégico: uma investigação a respeito das micro e pequenas empresas de laticínios do Sul do Estado de Minas Gerais

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorSalazar, Ana
dc.contributor.authorKuwabara, Dalva da Conceição Campos
dc.date.accessioned2020-02-03T13:26:59Z
dc.date.available2020-02-03T13:26:59Z
dc.date.issued2020-01-16
dc.description.abstractPlanejar é buscar delinear as metas e os objetivos. Quando se trata de empresa familiar, essas muitas vezes não possuem essa organização. Nesse sentido, a aplicabilidade de um processo do planejamento estratégico em micro e pequenas empresas de laticínios familiar, é vista como uma proposta inovadora para o setor. Diante disso, este estudo busca desenvolver bases para implementação de um plano estratégico para os micro e pequenos laticínios do Sul de Minas Gerais. E como objetivos secundários para o setor fica proposto: 1. Identificar as principais tendências (análise PEST); 2. Identificar as oportunidades e ameaças (análise externa) 3. Identificar os pontos fortes e fracos (análise interna); 4. Definir objetivos a fim de obter crescimento 5. Propor uma estratégia de desenvolvimento e 6. Propor ações a implementar no sentido de atingir os objetivos definidos. Neste estudo, recorreu-se a utilização de um questionário que foi construído com base nos objetivos propostos na investigação. A pesquisa foi de cariz quantitativo e qualitativo (misto), com treze empresas familiares de laticínio que se encontram no sul de Minas Gerais (Serra da Mantiqueira). Escolheu-se a amostragem não probabilística por julgamento. Os objetivos traçados foram alcançados e os resultados obtidos revelaram a importância de um planejamento, para as empresas de cunho familiar. São ainda propostas recomendações para as micro e pequenas empresas de laticínios que atuam no Sul do estado de Minas Gerais.pt_PT
dc.description.abstractThe applicability of a strategic planning process in family-owned micro and small businesses has been an innovative proposition for the sector. Planning is to try to outline the goals and objectives that companies seek and when it comes to family business, they often do not have this organization. Given this, this study seeks to develop a strategic plan for the micro and small dairy in southern Minas Gerais. And as secondary objectives: 1. Identify main trends (PEST analysis); 2. Identify opportunities and threats (external analysis) 3. Identify strengths and weaknesses (internal analysis); 4. Define objectives in order to obtain growth; 5. Porpose a development strategy and 6. Propose actions to be implemented in order to achieve the defined objectives. In this study, we used a questionnaire that was built based on the objectives proposed in the investigation. The research was quantitative, with thirteen family-owned dairy companies in southern Minas Gerais. Non-probability sampling for judgment was chosen. The objectives set were achieved, and the results obtained revealed the importance for planning, even in family businesses. Recommendations are also proposed for micro and small dairy companies operating in the south of the state of Minas Gerais.pt_PT
dc.identifier.tid202719251
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10284/8489
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_PT
dc.subjectEmpresa familiarpt_PT
dc.subjectMicro e pequenas empresaspt_PT
dc.subjectAgronegóciopt_PT
dc.subjectLaticíniospt_PT
dc.subjectStrategic planningpt_PT
dc.subjectFamily businesspt_PT
dc.subjectSmall and micro businessespt_PT
dc.subjectAgribusinesspt_PT
dc.subjectDairypt_PT
dc.titleO processo do planejamento estratégico: uma investigação a respeito das micro e pequenas empresas de laticínios do Sul do Estado de Minas Geraispt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsclosedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências Empresariaispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_Dalva da Conceição Campos Kuwabara.pdf
Size:
4 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: