Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

O processo do planejamento estratégico: uma investigação a respeito das micro e pequenas empresas de laticínios do Sul do Estado de Minas Gerais

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DM_Dalva da Conceição Campos Kuwabara.pdf4 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Planejar é buscar delinear as metas e os objetivos. Quando se trata de empresa familiar, essas muitas vezes não possuem essa organização. Nesse sentido, a aplicabilidade de um processo do planejamento estratégico em micro e pequenas empresas de laticínios familiar, é vista como uma proposta inovadora para o setor. Diante disso, este estudo busca desenvolver bases para implementação de um plano estratégico para os micro e pequenos laticínios do Sul de Minas Gerais. E como objetivos secundários para o setor fica proposto: 1. Identificar as principais tendências (análise PEST); 2. Identificar as oportunidades e ameaças (análise externa) 3. Identificar os pontos fortes e fracos (análise interna); 4. Definir objetivos a fim de obter crescimento 5. Propor uma estratégia de desenvolvimento e 6. Propor ações a implementar no sentido de atingir os objetivos definidos. Neste estudo, recorreu-se a utilização de um questionário que foi construído com base nos objetivos propostos na investigação. A pesquisa foi de cariz quantitativo e qualitativo (misto), com treze empresas familiares de laticínio que se encontram no sul de Minas Gerais (Serra da Mantiqueira). Escolheu-se a amostragem não probabilística por julgamento. Os objetivos traçados foram alcançados e os resultados obtidos revelaram a importância de um planejamento, para as empresas de cunho familiar. São ainda propostas recomendações para as micro e pequenas empresas de laticínios que atuam no Sul do estado de Minas Gerais.
The applicability of a strategic planning process in family-owned micro and small businesses has been an innovative proposition for the sector. Planning is to try to outline the goals and objectives that companies seek and when it comes to family business, they often do not have this organization. Given this, this study seeks to develop a strategic plan for the micro and small dairy in southern Minas Gerais. And as secondary objectives: 1. Identify main trends (PEST analysis); 2. Identify opportunities and threats (external analysis) 3. Identify strengths and weaknesses (internal analysis); 4. Define objectives in order to obtain growth; 5. Porpose a development strategy and 6. Propose actions to be implemented in order to achieve the defined objectives. In this study, we used a questionnaire that was built based on the objectives proposed in the investigation. The research was quantitative, with thirteen family-owned dairy companies in southern Minas Gerais. Non-probability sampling for judgment was chosen. The objectives set were achieved, and the results obtained revealed the importance for planning, even in family businesses. Recommendations are also proposed for micro and small dairy companies operating in the south of the state of Minas Gerais.

Description

Keywords

Planejamento estratégico Empresa familiar Micro e pequenas empresas Agronegócio Laticínios Strategic planning Family business Small and micro businesses Agribusiness Dairy

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License